segunda-feira, 20 de maio de 2013

Atos societários relevantes









 Atos societários relevantes

Sub-título: A companhia e os investidores

Autor: Renato Ochman


Número de Páginas: 232
Formato: 16X23


Alguns dos principais Atos de uma companhia de capital aberto são detalhados neste livro, não deixando margem às dúvidas de como a legislação brasileira deve, e precisa, ser interpretada pelos participantes do mercado de capitais.

Leitura mais do que recomendada para profissionais envoltos na rotina das empresas que tem suas ações negociadas em bolsa e também para os possíveis investidores.


O universo das companhias de capital aberto ganhou representatividade no capitalismo brasileiro. Esse capitalismo deixou de ser apenas um exportador de gestores de talentos, forjados nas dificuldades inflacionárias, para enviar também para os outros países empresas e marcas fortes e participantes da primeira divisão dos seus segmentos globais. O mercado de capitais é sim uma alternativa para empresários e empresas ambiciosas e capacitadas para construírem legados.

Este livro assume sua origem no Direito, mas parte da experiência prática do autor no dia a dia das companhias para ser também uma leitura importante para administradores, acionistas e outros profissionais interessados nesses que foram selecionados como assuntos relevantes e passíveis de atenção para que as empresas possam não apenas cumprir suas obrigações legais, mas também o mercado existir e ter sua transparência e direitos de minoritários respeitados e valorizados. Os aspectos legais são cobertos e apresentados de forma direta, mas, sempre que se cabe um comentário, ele aparece. As introduções conectam fatos de outras áreas ou são exemplos consagrados e criticados. A história e a produção humana de conhecimento fazem a ponte entre o conteúdo legal e a experiência de leitura desta obra.

Aspectos legais e conceitos se juntam para que o leitor sinta coberto os seguintes pontos:

    Assembleias de acionistas

    Conselhos de administração e fiscal

    Fato relevante

    Incorporação de ações

    Fechamento de capital

    Acordos de acionistas

    Venda de participação acionária em companhia aberta

    Oferta pública de aquisição de ações (OPA)

Leitura mais do que recomendada para profissionais envoltos na rotina das empresas que tem suas ações negociadas em bolsa e também para os possíveis investidores.

Com a colaboração de Tomás B. Real Amadeo


O AUTOR
Renato Ochman

Bacharel em Direito pela PUC/RS, pós-graduado e Mestre também em Direito Comercial, ambos pela PUC/SP.
Sócio do escritório de advocacia Ochman, Real Amadeo Advogados Associados e membro dos Conselhos de Administração da Grendene, da Ultrapar Participações e da Unicasa.
Conselheiro do Conselho Jurídico (CONJUR) da Federação das Indústrias de São Paulo. Publicou o livro Vivendo a negociação, pela Editora Saraiva.




LANÇAMENTO

Nenhum comentário: