Desejos inacabados
Título Original: Unfinished desires
de Gail Godwin
Tradutor: Michel MarquesPáginas: 616
Formato: 16 x 23 cm
O LIVRO
A premiada obra de Gail Godwin vive em um constante dilema: muitos críticos afirmam que é alta literatura; já outros, que tem um viés popular. Com Desejos inacabados, ela prova que merece receber as honras por ambas as denominações. Um livro de vanguarda, à frente de seu tempo e completamente avançado.
O romance possui uma estrutura bem-desenvolvida e original, com múltiplas passagens de tempo e perspectivas, e um grande número de personagens. Além disso, é notável a força poética da linguagem, percebida por todo o livro, até atingir um estágio de liberdade e graça.
Outono de 1951. Na escola para moças Mount St. Gabriel’s, localizada nas montanhas da Carolina do Norte, Tildy Stratton, a inesquecível aluna líder de sua turma, faz uma nova amizade: Chloe Starnes, recém-chegada, cuja mãe, pouco antes, teve uma morte misteriosa. A amizade entre as duas preenche uma lacuna na vida de ambas, mas, ao mesmo tempo, desencadeia uma série de eventos que afetarão o rumo de muitas vidas, entre elas a da jovem professora das meninas e a de Suzanne Ravenel, então diretora da instituição. Segredos muito bem-escondidos virão à tona.
Uma história de amizade, lealdade, mentiras que se tornam verdades absolutas e desejos não realizados que passam de geração para geração, captando com maestria o raríssimo momento de redenção em que uma alma se liberta de suas amarras.
No fim, uma mensagem clara da autora: os verdadeiros desejos nunca terminam.
A CRITICA
“Uma grande história, cheia de amor, perda, fidelidade, segredos, rivalidade e fé, com um conjunto de personagens encantador e, mais que tudo, humano. Instigante.” (Boston Globe)
“Godwin é uma autora extraordinária. Sua prosa é elegante, cheia de nuances e sentimentos, com uma ironia fina que perpassa toda a história.” (The New York Times)
“A cada livro, Gail Godwin prova ser uma das escritoras mais inteligentes e talentosas da atualidade.” (Chicago Sun-Times)
A AUTORA
Após a formatura, Gail Godwin trabalhou como repórter do jornal Miami Herald, que inspirou a novela "Rainha do Submundo". Ela viajou para a Europa, trabalhando para o Serviço de Viagens dos EUA na embaixada dos EUA em Londres. Estes anos são documentados no Volume 1 de "The Making of a Writer" (Volume 2 está prevista para publicação neste ano). Em 1967 ela foi aceita no" Workshop program at the University of Iowa. Junto com John Irving e John Casey, estudou com Kurt Vonnegut. Sua tese de doutorado foi publicada em 1970, como seu primeiro romance," Os perfeccionistas. "Três dos seus romances foram finalistas National Book Award e cinco deles foram New York Times best-sellers. Escreveu também obras musicais . Godwin recebeu uma bolsa da Fundação Guggenheim e dois National Endowment for the Arts grants, um de ficção e outro para escrever um libreto. Seu mais recente livro é "Desejos Inacabados" . Ela vive em Nova York.
CONHEÇA MELHOR A AUTORA
Gail Godwin fala em 2010 no Festival Nacional do Livro
LEIA TAMBÉM
TODAS AS TARDES, AS CINCO Gail Godwin R$ 21,00 |
||
Nenhum comentário:
Postar um comentário