quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Festival de Artes Integradas ColetivaMente


Encontro sobre cultura na Lona Cultural Giberto Gil em novembro
A zona oeste e o subúrbio carioca sempre tiveram seus eventos culturais realizados, mas nunca um festival que pudesse (re)pensar a questão da cultura, colocando-a como ponto central de um evento. Pensando e agindo de uma forma diferente, acontece de 9 a 11 de novembro a 2ª edição do Festival de Artes Integradas ColetivaMente, desta vez na Lona Cultural Municipal Gilberto Gil, em Realengo (a primeira aconteceu em um formato menor no SESC Engenho de Dentro, em 2011). Idealizado e produzido pelo coletivo de produção cultural ColetivaMente e contemplado pelo FAM (Fundo de Apoio à Música) da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, o projeto busca promover um encontro multicultural de artes integradas da cidade, o primeiro neste formato na zona oeste. O Festival busca fomentar a cultura do subúrbio, valorizar os trabalhos autorais das diversas formas de arte e promover o intercâmbio entre artistas independentes dos quatro cantos da cidade: desde a música, passando pelas artes plásticas e cênicas, permeadas por debates sobre temas culturais.
O evento conta com 10 shows, DJ´s e trabalhos autorais representativos da cena alternativa do Rio de Janeiro, como Rogério Skylab, Djangos, Lado 2, Tipo Uísque e ainda traz a banda Black Drawing Chalks, de Goiânia. O formato do evento ainda abraça outros tipos de arte como apresentação de esquetes teatrais nas áreas externas da lona, projeções de vídeos independentes em telão, além de realização de oficinas e promoção de debates de temas relevantes para o desenvolvimento profissional dos agentes da cadeia produtiva da música. Haverá oficinas de Stencil e Post Art com um dos mais conceituados artistas urbanos do Rio de Janeiro, o designer e artista plástico Rafo Castro, que traz as artes plásticas para dentro do território do Festival. Será também um importante palco para debates sobre cultura, juntando importantes nomes especializados na área como os jornalistas Tom Leão e Ricardo Schott, o cineasta Frederico Cardoso e o doutor em comunicação e cultura Leonardo De Marchi, entre outros. (ver programação)
Ocupando os espaços da Lona Gilberto Gil, uma Feira Cultural será montada com stands voltados à exposição de produtos dos artistas, selos e demais envolvidos na cadeia produtiva da música independente (CD’s, camisetas, livros, acessórios, etc.). Toda a programação será gratuita, e o acesso aos shows, às oficinas e aos debates se dará mediante a doação de alimento não perecível ou de fralda descartável. Toda a arrecadação será revertida para a creche da UPP do Jardim Batan.
As atividades serão transmitidas ao vivo pela web, e todo o evento será fotografado e filmado, sendo os registros disponibilizados pela internet gratuitamente no site coletivamente.com/festival , gerando uma maior interatividade com o público conectado.
coletivamente.com/festival

A entrada é 1kg de alimento não perecivel. 

Nenhum comentário: