quinta-feira, 15 de novembro de 2012

BRASIL PORTUGAL AGORA 1

Para além de novelas e caravelas...
    

Dois povos unidos pela cultura
As muitas caras do Brasil em Portugal
O Ano Brasil Portugal será uma experiência inédita de intercâmbio entre os dois países.  Diferentemente, por exemplo, do Ano do Brasil na França, que ocorreu em 2005, e da França no Brasil ,  em 2009.

A série de eventos acontecerá simultaneamente  nos dois países. As comemorações começam no dia 7 de Setembro de 2012 - dia da nossa Independência- , e terminam em 10 de Junho de 2013 - Dia de Portugal, data nacional representada pela morte do poeta Luiz Vaz de Camões-.

Segundo o presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e comissário do Ano Brasil em Portugal, Antonio Grassi, essa é uma boa oportunidade de se estreitar os seculares laços entre as duas pátrias e pensar em uma continuidade para além da série de eventos.

"Nossa intenção é fazer com que este intercâmbio ganhe uma estrutura mais definida lá em Portugal e aqui, que deixe frutos. Há um desconhecimento muito grande, por nossa parte, e em todas as áreas, do Portugal contemporâneo. A música portuguesa não é só o fado. Quando fizemos o Rock in Rio no Brasil, o Xutos e Pontapé foi tratado como uma novidade, quando já tinham 30 anos de estrada. São como os Titãs de lá. E como o grupo, eles tem vários outros exemplos de um Portugal novo que já não são mais aquelas caravelas do nosso imaginário. A gente pode conhecer este Portugal e mostrar um Brasil que tem uma diversidade cultural muito ampla, que não é só o Brasil das novelas", diz.

Grassi ressalta a importância do evento, principalmente no âmbito cultural. Acredita que através desse intercâmbio, será possivel também influenciar em outras relações, como, por exemplo, o Turismo.

"Há um dado significativo que preocupa os portugueses. Quase 700 mil brasileiros passam pelo aeroporto de Lisboa sem descer, fazendo conexões para o restante da Europa. A TAP tem, hoje, 74 voos semanais para o Brasil, quase todos lotados. São muitos turistas que  perdem a oportunidade de conhecer um país que tem a mesma lingua, que trata a gente muito bem, que se identifica com o nosso povo. Além de ser um país bonito, com vários atrativos turísticos, moderno".

Para ele, a língua será o grande diferencial do congraçamento luso-brasileiro.

"O Brasil  tem sido homenageado de muitas maneiras. Teve o Ano da Itália no Brasil, o Ano do Brasil na França, o Ano da França no Brasil, terá o ano da Alemanha, a partir do segundo semestre de 2013... Mas a grande diferença deste é a língua. Não há essa barreira. É uma grande oportunidade não apenas para a música, mas  para o teatro, para a literatura. Os portugueses têm como uma referencia muito grande nossas  novelas. Então vamos tratar esta história com carinho. Fazer um seminário de teledramaturgia. Falaremos também do nosso carnaval, que teve início com manifestações típicas portuguesas como o Zé Pereira e os entrudos".

Grassi vislumbra a abertura das comemorações no dia 7 de Setembro com a presença dos presidentes do Brasil, Dilma Rousseff, e de Portugal, Aníbal Cavaco Silva.

"Os portugueses participando da nossa festa de independência tem um sentido especial. É um dado simbólico. Representa a maneira pacífica como essa separação aconteceu. Diferentemente de outras colônias, aqui foi um português que proclamou a independência".

Nenhum comentário: