quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O Espelho de Machado de Assis

O Espelho

de Machado de Assis

64 páginas

formato 28 x 21 cm

de JeosaFÁ (adaptação) e João Pinheiro (roteiros e desenhos).





O álbum é uma adaptação fiel do conto original escrito por Machado de Assis.

A trama apresenta Jacobina, o narrador do conto, que em conversa com seus amigos defende uma estranha tese: o ser humano possui duas almas, uma interior - que representa a identidade pessoal - e outra exterior - sinônimo das máscaras que o indivíduo usa no seu convívio social. E sobre isso decide contar uma história.
O rapaz era pobre e conhecido apenas por Joãozinho. Ao ser nomeado alferes da Guarda Nacional, nasce o rapaz fardado, elogiado e respeitado por todos, parentes e conhecidos. Sabedora da nomeação, sua tia Marcolina, moradora em um sítio afastado da cidade, o convida para passar uns dias com ela. Exige, porém, que vá o alferes e não o sobrinho Joãozinho.
Lá é bajulado por todos, incluindo a tia, seu cunhado e alguns escravos. Um dia, estando sozinho no sítio e sentindo falta dos elogios, o rapaz toma consciência de que possuía uma alma interior e que nesse momento precisava dela. Veste sua farda e olha-se num grande espelho, em busca de sua identidade.
O que ele encontra? Uma imagem vaga, esfumaçada e difusa. Ou seja, sua alma exterior matara sua identidade. O espelho lhe revela que, se não viver de sua aparência e posição social, deixará de existir.

O Espelho de Machado de Assis em HQ é um lançamento da editora Mercuryo Jovem, e faz parte de uma série chamada Clássicos Realistas em HQ.











OS AUTORES


Jeosafá Fernandez Gonçalves é Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo, onde também realizou bacharelado e mestrado. Autor de mais de 40 títulos entre didáticos,ficção e poesia, dedica-se hoje exclusivamente à literatura e a obras voltadas para a educação.

João Pinheiro é artista plástico e ilustrador associado à SIB (Sociedade dos Ilustradores do Brasil). Autor de histórias em quadrinhos e de livros infantis para diversas editoras, publicou HQs nas revistas Front e Graffiti 76% Quadrinhos. Desde 2008 é correspondente do site Urban-Sketchers, representando São Paulo neste portal, que reúne trabalhos de artistas urbanos do mundo inteiro.

UM LANÇAMENTO

Nenhum comentário: