Peças produzidas com matérias primas naturais e ecoresina do biodiesel poderão ser conferidas de 30 de outubro a 5 de novembro na Nippokar Barão de Itapura
Beleza, inovação tecnológica e sustentabilidade se misturam na Exposição de Arte de Ecodesign das artistas plásticas Stella Nanni e Eli Tosta, que será aberta nesta segunda (29) para convidados e imprensa durante a inauguração da nova Toyota Nippokar da avenida Barão de Itapura, em Campinas. A expo, que reúne cerca de vinte peças produzidas com resíduo florestal, ecoresina derivada de biodiesel e pigmentos luminescentes, poderá ser conferida pelo público gratuitamente no local de 30 de outubro a 5 de novembro (menos aos domingos), das 7 às 19 horas.
“A ideia desta exposição é apresentar obras de arte que unem beleza à sustentabilidade, já que são produzidas com o passivo ambiental, ou seja, matérias primas que vêm da natureza sem agredi-la e que utilizam tecnologias limpas, sem gerarem resíduos ou componentes tóxicos”, pontua a campineira Stella Nanni, bastante conhecida por seus quadros expressionistas e hiperrealistas e apontada como herdeira artística de seu tio-avô, o escultor Victor Brecheret
As peças são produzidas com fibras naturais, tecidos vegetais, sementes, folhas desidratadas, capim dourado e resinas vegetais. Além disso, duas novidades. A primeira é uma ecoresina de glicerina bruta, produzida a partir de resíduo do biodiesel – descoberta de duas pesquisadoras da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
A segunda é o ecolume, que se constitui de pigmentos fotoluminescentes à base de terra rara. O material, desenvolvido e patenteado por Stella Nanni, absorve luz natural e depois emite a própria luminenscência. “Depois de exposto ao sol ou luz artificial por vinte minutos, ele brilha por 12 horas seguidas”, explica.
Além das peças exclusivas, Stella e Eli Tosta também desenvolvem em larga escala obras que mesclam arte e funcionalidade, como relógios e bombonieres no formato de frutas típicas brasileiras, como opção fina e sofisticada normalmente adquirida por empresas e instituições como presentes. “Neste sentido já fomos procuradas por grandes multinacionais e empresas brasileiras, e até mesmo por missões diplomáticas, que buscam na arte uma opção para mimosear parceiros e homenageados”, diz.
O trabalho de Stella e Eli também tem um lado social, envolvendo 1900 comunidades carentes brasileiras. “Quando desenvolvemos um produto ou matéria prima, como as folhas esqueletizadas, por exemplo, capacitamos pessoas destas comunidades para produzi-lo, de modo que estas pessoas passam a ter a opção de uma nova atividade que colabore em seu sustento”, conta Stella.
Espaço para a cultura na Nippokar – Rogério Gonzaga, diretor da Toyota Nippokar, conta que a iniciativa de sediar a exposição de Stella Nanni e Eli Tosta se deu em virtude da identificação entre o perfil das obras e da própria Toyota.
“A Toyota é mundialmente reconhecida por sua preocupação ecológica e dedicação à sustentabilidade. Tanto que a fábrica do Toyota em Sorocaba é totalmente ecológica. Aliar beleza, design e sustentabilidade é algo que tem a cara da Toyota e desta nova loja que estamos abrindo nesta segunda, então em nosso entender essa exposição não poderia ser em outro lugar”, diz.
Gonzaga acrescenta ainda que a Exposição de Arte de Ecodesign pode ser apenas a primeira de muitas na Nippokar. “Estamos avaliando a possibilidade de ter um espaço cultural permanente para a realização de exposições diversas e ações culturais. Em breve devemos ter notícias a este respeito”, revela.
Serviço
Exposição de Arte de Ecodesign de Stella Nanni e Eli Tosta
Beleza, inovação tecnológica e sustentabilidade em cerca de 20 peças produzidas com resíduo florestal, ecoresina derivada de biodiesel e pigmentos luminescentes.
Quando? De 30 de outubro a 5 de novembro de 2012, diariamente das 7 às 19 horas (menos aos domingos). Entrada franca.
Onde? Nova unidade da Toyota Nippokar na Avenida Barão de Itapura, 2096, Campinas.
Eli Tosta, artista plástica ,desenvolve há 16 anos com o Ateliê Brasil, um trabalho com produtos brasileiros de design de alta qualidade e valor agregado. o foco principal estava na prática do comércio justo, capacitando e desenvolvendo novos produtos que promovem a geração de renda e a sustentabilidade em várias comunidades de todo o Brasil. Mato-grossense, Eli é um grande nome da arte contemporânea brasileira e já expôs suas telas no Museu do Louvre, em Paris, e na Bienal de Milão, em 2007. A projeção internacional foi conquistada graças a muito trabalho e uma inspiração ímpar: as técnicas aprendidas em um sem-número de viagens à Amazônia, onde aprendeu com índios e caboclas como extrair pigmentos da natureza e técnicas que usam elementos como cascas de árvores, folhas e cristais brasileiros.
Stella Nanni, artista plástica, tem em seu hall de colecionadores nomes como Julio Bozano, Jorge Gerdau Johannpeter, André Lara Rezende, Ronaldo Nazário (Fenômeno), Doda, Athina Onassis e outros admiradores de países como do Chile, Argentina, México, Portugal, Bélgica, Luxemburgo e Itália. Já realizou diversas exposições coletivas e individuais, no Brasil e no exterior, com destaque para: Pope Gallery, em Barcelona, 2003; Academia L’Estudi, Bracelona 2003; Atelier D’Emanuelle, Liege, Belgica 2004; coletiva “Brasil em Movimento” embaixada do Brasil na Belgica, Bruxelas, 2004; Trajetória, em Monte Carlo, Mônaco, 2011. Foi representante no Brasil do International Museum of Women, EUA, realizando ações (workshops de arte, dança e culinária) que aconteceram no mundo inteiro em 2006 como parte do projeto Imagining Ourselves, junto à mulheres de comunidades carentes. Trabalho de Stella foi publicado no livro do Imagining Ourselves, IMOW, Museu Internacional da Mulher, San Francisco, EUA, 2006.
sábado, 27 de outubro de 2012
Exposição de Arte de Ecodesign de Stella Nanni e Eli Tosta marcam inauguração da nova Toyota Nippokar nesta segunda (29)
Marcadores:
Artes Visuais,
exposição
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário