segunda-feira, 10 de outubro de 2011

evento - Sidnei Caria dirige espetáculo infantil na CAIXA Cultural






“Rabisco – Um Cachorro Perfeito” é baseado em obra homônima de Michele Iacocca





A CAIXA Cultural apresenta na semana do dia das crianças o espetáculo infantil “Rabisco – Um Cachorro Perfeito”, da companhia de teatro Maracujá Laboratório de Artes. O espetáculo, que aposta na interação de linguagens teatrais, é baseado na obra homônima de Michele Iacocca e tem direção de Sidnei Caria. A peça fica em cartaz nos dias 15 e 16 de outubro e conta com três apresentações no período da tarde, além do workshop “Demonstração: do livro ao teatro contemporâneo”.



O espetáculo conta a história de Rabisco, um cãozinho desenhado por um menino, que após ganhar vida e sair do papel, é rejeitado por seu criador por não ser bonito como ele gostaria. Rabisco passa por inúmeras aventuras e volta para o seu criador, em meio a diversos acontecimentos. O texto é baseado no livro homônimo, e sem palavras, do autor Michele Iacocca. (mesmo autor de “As Aventuras de Bambolina”), obra que ganhou em 2008 o prêmio de melhor livro na categoria Imagem da Fundação Nacional do Livro Infantil. O livro foi escolhido para integrar a Lista de Honra do IBBY (International Board on Books for Young People).



“Rabisco – Um Cachorro Perfeito” busca construir, por meio dos cenários e figurinos, a mesma impressão causada pelo autor nos desenhos da história original e aposta no uso das mais variadas técnicas: animação e interação com recursos audiovisuais (puppet toys); teatro de sombras; vídeos-cenários com interação dos atores; entre outras. Pequenos bonecos, carros e prédios reproduzem uma grande cidade, que é animada pelos atores diante de oito câmeras de vídeo, com as imagens editadas ao vivo e projetadas instantaneamente em um telão de cerca de quatro metros de largura e três de altura. A impressão é a realização de um “cinema feito ao vivo”.



A trilha sonora, de Dr Morris e Daniel Maia, também tem grande importância, pontuando todas as cenas como se fossem as “falas”, como no cinema-mudo. As músicas incluem composições exclusivas e algumas versões de músicas conhecidas (como a “Marcha Turca”, de Mozart), rearranjadas de maneira contemporânea, com interferências de “barulhos urbanos”, como motores de carros, multidões e sirenes, que ajudam a recriar a atmosfera proposta.



A companhia:

A companhia Maracujá Laboratório de Artes, fundada há sete anos, tem como pilar de seu trabalho a inovação e interação de linguagens. A pesquisa é uma constante na rotina do grupo, que experimenta linguagens que dialoguem com o teatro contemporâneo. Há seis anos o grupo realiza direção de arte e cenografia para companhias como Pia Fraus, Parlapatões, Cia da Tribo, Le Plat Du Jour, Meninas do Conto, Teatro Natio, Barracão Cultural, Bendita Trupe, Cia. Balagan e Circo Roda Brasil. O grupo foi fundado pelo ator e diretor Sidnei Caria e formado pelos atores e bonequeiros Lucas Luciano Silas Caria e Tetê Ribeiro. Em 2010, se somaram aos trabalhos os atores Camila Ivo e Eder dos Anjos. Em 2009, realizou performances de live animation em shows da banda Dr Morris e os Vivos e iniciou a criação de sua primeira produção teatral, agora encenada, “Rabisco, Um Cachorro Perfeito”. A peça foi indicada em três categorias do Prêmio Coca Cola FEMSA 2010 de teatro infantil e jovem, tendo sido contemplada com o prêmio de melhor adaptação.



Workshop:

A companhia Maracujá Laboratório de Artes promove ainda o workshop “Demonstração: do livro ao teatro contemporâneo”. A ideia é expor o processo de transposição do livro e as diferentes técnicas de animação (focando na utilização de puppet toys) utilizadas pela companhia. Serão abordadas as técnicas utilizadas no espetáculo, o estudo das imagens do livro, as situações e as personagens. Os alunos criarão um roteiro próprio a partir de referências como contos, imagens e irão transpor o roteiro à cena.



O workshop acontece no domingo, dia 16 de outubro, das 10h às 13h, tem como público alvo atores, arte-educadores e interessados em geral, maiores de 15 anos e é gratuito. As inscrições devem ser encaminhadas para o endereço caixacultural08.pr@caixa.gov.br.





Ficha Técnica:

Autor: Michele Iacocca

Concepção e direção: Sidnei Caria

Elenco: Sidnei Caria, Lucas Luciano, Ana Paula Perche e Eder dos Anjos

Cenografia, bonecos e adereços: Maracujá Laboratório de Artes (Sidnei Caria, Silas Caria, Lucas Luciano e Tetê Ribeiro).

Produção: Maracujá Laboratório de Artes

Duração: 50 minutos



Serviço:



Teatro infantil: “Rabisco – Um Cachorro Perfeito”

Local: CAIXA Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)

Data: 15 e 16 de outubro

Horário: sábado às 15h e 17h e domingo às 15h

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12h às 19h, sábado e domingo, das 14h até o horário dos espetáculos)

Classificação etária: Livre para todos os públicos

Lotação máxima: 125 lugares (02 para cadeirantes)

www.caixa.gov.br/caixacultural



Workshop: Do livro ao teatro contemporâneo”

Local: CAIXA Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)

Data e horário: 16 de outubro, das 10h às 13h.

Inscrições: Gratuitas pelo e-mail caixacultural08.pr@caixa.gov.br

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12h às 19h, sábado e domingo, das 14h às 19h)

Público alvo: atores, arte-educadores e interessados em geral, maiores de 15 anos.

Número de participantes: 20 pessoas.

Carga Horária: 3 horas

Nenhum comentário: