terça-feira, 16 de agosto de 2011

evento - musica - Nova Música Brasileira


Intercenas Musicais chega a Curitiba com shows de Vendo 147, Karina Buhr e Banda Gentileza Iniciativa aposta na circulação de artistas para promover a diversidade musical

No dia 19 de agosto, Vendo 147 (BA), Karina Buhr (PE) e Banda Gentileza (PR) se apresentam no Espaço Cult, as 23h. Os shows fazem parte do Intercenas Musicais, iniciativa que realiza mini-turnês e eventos de pequeno e médio porte para circulação de artistas da nova música baiana e nacional.

O Intercenas Musicais aposta que o intercâmbio de artistas proporciona a ampliação da diversidade musical e o desenvolvimento de mercado, contribuindo para a profissionalização e fortalecimento das redes regionais de trabalho.

Sobre os artistas:
Karina Burh (foto)
Eleita a artista revelação de 2010 pela APCA (Associaçao Paulista dos Críticos de Arte), a cantora, compositora e percussionista Karina Buhr, lançou, em março de 2010 o “Eu Menti Pra Você”, seu disco de estréia em carreira solo, que foi muito bem recebido pela mídia especializada e pelo público. Veículos de todo o Brasil deram grande destaque ao CD como um importante lançamento do ano e a Karina como uma grande revelação da musica nacional, como compositora e cantora.
O show, vem sendo recebido com a mesma vibração do disco, com platéias sempre envolvidas e público crescente. Como reconhecimento do trabalho, vieram também o convite para integrar a programação do Rock in Rio 2011, além das indicações para importantes prêmios da musica brasileira como o VMB, da MTV e o Prêmio Música Digital. Karina também está entre os candidatos a melhores do ano no Guia da Folha de São Paulo, com o show de lançamento do seu disco no SESC Pompéia e também integrando os shows do lançamento da “Caixa Preta” de Itamar Assumpção.
Buhr Iniciou sua carreira musical em 1994, nos maracatus Piaba de Ouro e Estrela Brilhante, de Pernambuco. De lá pra cá foram inúmeros os grupos dos quais participou, entre eles as bandas Eddie, Bonsucesso Samba Clube, DJ Dolores, Véio Mangaba e suas Pastoras Endiabradas entre outros, além de trabalhos expressivos em dança e teatro.
Toda essa bagagem transparece agora em carreira solo com shows que impressionam pelo domínio de palco da cantora, pela sonoridade experimental e vigorosa, letras com formato muito particular e poesia marcante. Esse novo trabalho tem forte acento pop e uma banda poderosa, que conta com Bruno Buarque na bateria e bases eletrônicas, Guizado no trompete, Mau no baixo, Edgard Scandurra e Fernando Catatau nas guitarras.
Karina também assina as ilustrações do encarte do seu CD de estréia e das capas e encartes dos 3 Cds da banda Comadre Fulozinha, criada em 1997, que fez várias turnês brasileiras e se apresentou em diversos palcos da Europa, Canadá e EUA.
Ainda em 2010, Karina gravou os programas Altas Horas da rede Globo, Ensaio e Metrópolis da TV Cultura, teve musicas suas incluídas na mini série “Clandestinos” da Globo e “Descolados” da MTV, foi um dos três nomes escolhidos para representar o Brasil na Womex, importante feira mundial de música, realizada em outubro, em Copenhague, onde fez um show também bastante elogiado.
Nas palavras da jornalista Patrícia Palumbo: "Tem que ouvir agora mesmo Karina Buhr! Compositora talentosa, singular, de poesia tocante. Canta bonito, escreve letras únicas, tem uma sonoridade incrível, nova, original".
Radicada em São Paulo há 6 anos, fez parte da companhia Teatro Oficina, de José Celso Martinez Correa, como atriz, cantora, percussionista e compositora. Com o grupo participou de “Bacantes” e das cinco peças que compõem “Os Sertões”, em temporadas em São Paulo, na turnê brasileira 2007 (Salvador, Recife, Rio de Janeiro, Quixeramobim e Canudos), na gravação dos DVDs e na abertura da temporada 2005/2006 do teatro Volksbühne, em Berlim. Com o grupo ganhou o prêmio Shell São Paulo de Teatro 2002, na categoria melhor trilha sonora.
Tem participações em CDs da Mundo Livre s/a, Eddie, Erasto Vasconcelos, Antônio Nóbrega, Dj Dolores, nas coletâneas Reiginaldo Rossi, Baião de Viramundo, Pernambuco em Concerto, Music from Pernambuco, Música de Pernambuco, Revista Bexiga Oficina do Samba e + SOMA. Karina integrou a banda da cantora Iara Rennó com o show Macunaíma Ópera Tupi.


Banda Gentileza:
A versatilidade e a busca pelo novo e por novos horizontes sonoros sempre foram características definidoras do sexteto. Desde o primeiro show, em 2005, várias referências já dialogavam com tranquilidade, causando positiva inquietação em quem ouvia a Banda Gentileza pela primeira vez. Rótulos eram cada vez mais difíceis e, de certa forma, agora são excludentes e desnecessários. Com seis integrantes, que tocam ao todo 16 instrumentos, as influências se multiplicam e o Espírito Festeiro vai à forra. Passam por samba, música folclórica do leste europeu, música caipira, rock e valsa, com espantosa unidade. E não se assuste porque tudo faz ainda mais sentido quando surge a poesia certeira de Heitor Humberto, vocalista e principal compositor do grupo, talento cancioneiro dos mais impressionantes nos palcos nacionais.

Vendo 147:
A Vendo 147 é uma banda de música instrumental, nascida em Salvador/BA, que tem como principal (mas não único) diferencial o “clone drum” (bateria siamêsa, onde um mesmo bumbo tocado por duas pessoas, uma de frente para a outra, sincronizadas, como gêmeas, clones). A banda é formada por Glauco Neves e Dimmy “O Demolidor” Drummer, os “bateristas-clones”, Pedro Itan e Duardo Costa, nas guitarras, e Caio Parish, no baixo. O grupo iniciou, efetivamente, suas atividades em meados de 2009 e, em pouco tempo, conseguiu difundir seu som em quase todos os cantos do país, tendo participado dos principais festivais de música, como: Do Sol (RN), Aumenta que é Rock (PB), Campeonato Mineiro de Surfe (BH), Palco do Rock no carnaval (BA), Abril Pro Rock (PE), Maionese (AL), Virada Cultural (SP), Bananada (GO), Demo Sul (PR), Transborda (BH), Festival Instrumental do CCBN (PB e CE), Big Bands e Grito do Rock (BA), entre outros.
Serviço: O quê: Intercenas Musicais Curitiba Quem: Vendo 147 (BA), Karina Buhr (PE) e Banda Gentileza (PR) Onde: Espaço Cult - Rua Claudino dos Santos, 72, São Francisco Quando: 19/08 - 23h Ingressos: 10,00 antecipado / 15,00 na portaria Informações: www.maquinarioproducoes.com.br/intercenas

Nenhum comentário: