segunda-feira, 4 de julho de 2011

A PRIMEIRA GRANDE GUERRA


O fim da Primeira Guerra Mundial aconteceu no dia 11 de novembro de 1918 e para marcar o 90º aniversário de seu fim, cerimônias foram realizadas em diversos países do mundo. Na França, o principal evento realizado para marcar o fim do conflito que se estendeu entre 1914 e 1918, deixou mais de 20 milhões de mortos e dividiu o mundo, foi em Verdun (onde tropas francesas e alemãs travaram um combate de oito meses, o mais longo da Guerra). O presidente francês Nicolas Sarkozy e o príncipe Charles, da Inglaterra, participaram da cerimônia. Centenas de pessoas se concentraram perto de um grande ossuário em Douaumont, onde os restos de soldados desconhecidos dos dois lados estão enterrados. A Grã-Bretanha marcou a celebração com os três veteranos britânicos vivos , Herry Allingham, de 112 anos, Harry Patch, de 110, e Bill Stone, de 108, que representaram a Aeronáutica, o Exército e a Marinha em uma cerimônia no Cenotáfio de Londres, e observaram dois minutos de silêncio em homenagem aos mortos. Na Austrália, , uma cerimônia no Memorial da Guerra de Canberra lembrou a morte de 60 mil soldados.



A Primeira Guerra Mundial é considerada por muitos historiadores como um marco no início do século XX. Foi a partir da Guerra que novas correlações de forças estabeleceu-se no mundo, marcando o declínio da Europa e a ascensão dos EUA à condição de principal potência mundial.

No dia 10 de agosto de 1914, a França declarou guerra ao Império Austro-Húngaro dando início a Guerra.


A HISTÓRIA

A Primeira Guerra Mundial (também conhecida como Grande Guerra antes de 1939, Guerra das Guerras ou ainda como a Última Guerra Feudal) foi um conflito mundial ocorrido entre Agosto de 1914 e 11 de Novembro de 1918.

A guerra ocorreu entre a Tríplice Entente (liderada pelo Império Britânico, França, Império Russo (até 1917) e Estados Unidos (a partir de 1917) que derrotou a Tríplice Aliança (liderada pelo Império Alemão, Império Austro-Húngaro e Império Turco-Otomano), e causou o colapso de quatro impérios e mudou de forma radical o mapa geo-político da Europa e do Médio Oriente.

No início da guerra (1914) a Itália era aliada dos Impérios Centrais na Tríplice Aliança, mas, considerando que a aliança tinha carácter defensivo (e a guerra havia sido declarada pela Áustria) e a Itália não havia sido preventivamente consultada sobre a declaração de guerra, o governo italiano afirmou não sentir vinculado à aliança e que, portanto, permaneceria neutro. Mais tarde, as pressões diplomáticas da Grã-Bretanha e da França a fizeram firmar em 26 de abril de 1915 um pacto secreto contra o aliado austríaco, chamado Pacto de Londres, no qual a Itália se empenharia a entrar em guerra em um mês em troca de algumas conquistas territoriais que obtivesse ao fim da guerra: o Trentino, o Tirol, Trieste, Gorizia, Ístria (com exceção da cidade de Fiume), parte da Dalmácia, um protetorado sobre a Albânia, sobre algumas ilhas do Dodecaneso e alguns territórios do Império Turco, além de uma expansão das colônias africanas, às custas da Alemanha (a Itália já possuía na África a Líbia, a Somália e a Eritr
éia). O não-cumprimento das promessas feitas à Itália foi um dos fatores que a levaram a aliar-se ao Eixo na Segunda Guerra Mundial.

Em 1917, a Rússia abandonou a guerra em razão do início da Revolução. No mesmo ano, os EUA, que até então só participavam da guerra como fornecedores, ao ver os seus investimentos em perigo, entram militarmente no conflito, mudando totalmente o destino da guerra e garantindo a vitória da Tríplice Entente.A Primeira Guerra Mundial (também conhecida como Grande Guerra antes de 1939, Guerra das Guerras ou ainda como a Última Guerra Feudal) foi um conflito mundial ocorrido entre Agosto de 1914 e 11 de Novembro de 1918.

O LIVRO

Vozes esquecidas da Primeira Guerra Mundial
Título Original: Forgotten voices of the Great War

Autor: Max Arthur
Tradutor: Marco Antônio de Carvalho

Páginas: 400

Uma nova história contada por homens e mulheres que vivenciaram o primeiro grande conflito do século XX

A Primeira Guerra Mundial é um dos episódios mais marcantes na história da Humanidade. Imagine esse conflito narrado não por um estudioso, mas pelas pessoas que o vivenciaram e sofreram durante muitos anos. Tais relatos estão contidos em Vozes Esquecidas da Primeira Guerra Mundial, de Max Arthur, em associação com o Museu Imperial de Guerra britânico.

A ideia do livro surgiu em 1972, quando acadêmicos e arquivistas do museu começaram a procurar homens e mulheres que tinham sobrevivido à Primeira Guerra Mundial. Vozes Esquecidas traz depoimentos dessas pessoas e de veteranos que lutaram por seus países.

O livro, com introdução de Sir Martin Gilbert, apresenta depoimentos de todos os tipos de cidadãos: soldados, costureiras, estudantes, políticos, dentre outros, e muitas fotos. Os capítulos estão divididos pelos anos da guerra (1914-1918). É curioso e angustiante notar a diferença dos relatos do começo e do fim do livro: antes, esperança e certeza de um conflito rápido; depois, medo e incerteza quanto à sua duração.


A CRITICA
“Impressionante antologia das experiências relatadas pelas testemunhas do horror e das torpezas, da compaixão e do terror do abominável conflito mundial.” (The Herald)

“Esta história oral — pessoas idosas incentivadas a gravar suas memórias — abre novas perspectivas no campo das pesquisas social, política e militar... Vozes Esquecidas extrai do arquivo de som do Museu Imperial de Guerra a crônica da Primeira Guerra Mundial como esta nunca foi contada: por meio da vívida lembrança dos homens nas trincheiras.” (The Times)

O AUTOR
Max Arthur é um especialista em história oral das guerras. Trabalhou em parceria com o arquivo de som do Museu Imperial de Guerra britânico para organizar relatos dos sobreviventes dos dois principais conflitos do século XX, que originaram os bestsellers Vozes Esquecidas da Primeira Guerra Mundial e Forgotten Voices of the Second World War. Antes de se tornar escritor, serviu à Força Aérea Real e trabalhou como ator.




Nenhum comentário: