segunda-feira, 4 de julho de 2011

evento -Literatura japonesa e alemã se encontram na CAIXA Cultural




Projeto EntreMundos apresentará leituras de W. G. Sebald e Yasunari Kawabata

Em sua quinta edição, o projeto “EntreMundos – Mundo da Leitura, Leitura do Mundo” apresentará obras do autor alemão W. G. Sebald e do japonês Yasunari Kawabata. As palavras destes escritores do século 20 poderão ser ouvidas a partir das 20h de quarta-feira, 6 de julho, na CAIXA Cultural.

Flávio Stein, responsável pela direção desta edição, comenta que a escolha de dois autores relativamente desconhecidos do grande público faz parte de um dos objetivos do projeto: apresentar escritores que, apesar de serem reconhecidos pela crítica especializada, são pouco difundidos pela grande mídia.



Na leitura, os textos serão acompanhados por intervenções sonoras do violoncelista Thomas Jucksch. “O violoncelo traz densidade. Ele fará parte da narrativa, vai se ‘infiltrar’ nas histórias. Terá, com certeza, um papel intenso na leitura e será capaz de aproximar os autores ao mesmo tempo em que particularizará as suas diferenças”, explica Flávio.

As leituras serão feitas pelos atores Mauro Zanatta e Leandro Daniel Colombo. Depois de ouvir os textos, o público poderá acompanhar e participar de um debate mediado pelo professor da Universidade Federal do Paraná, Paulo Soethe. A conversa abordará assuntos relacionados aos autores, aos livros, aos leitores, à música e tudo mais que o evento abrange.

De Yasunari Kawabata, serão lidos trechos do livro “Contos da Palma da Mão”, que faz jus ao título e apresenta textos curtos. Já de Sebald, foi escolhido apenas um longo conto do livro “Os Emigrantes”. Apesar de os autores tratarem de temas distintos, ambos acabam tendo como ponto em comum a delicadeza e a simplicidade para narrar eventos da vida e cotidiano.

“Kawabata parte de eventos mínimos, transitando pela fronteira entre o real e o imaginário, mas sempre falando de sentimentos muito profundos. No caso do alemão, os detalhes pertencem apenas à história de uma personagem. Mas como ele narra toda a sua vida, é possível viajar no tempo e no espaço – neste caso, estritamente real. Enquanto o primeiro apresenta fragmentos, o outro mostra uma vida inteira, mistura de memórias e de história”, conta Flávio Stein.

A obra de Sebald é composta também de imagens, proposta que faz parte de todos os seus romances, dando a sensação ao leitor de se confrontar com um relato-documentário. Vale lembrar que, apesar de terem vivido em locais tão diferentes, os dois autores passaram por grandes guerras ou herdaram o peso que suas sociedades viveram. Nesse sentido, Japão e Alemanha têm muito em comum e naturalmente essa visão aparece em suas maneiras de narrar, de contar as histórias.


Os autores

Winfried Georg Maximilian Sebald nasceu na Alemanha em 1944. Na época de sua morte, em 2001, era citado como um dos maiores escritores vivos, além de ser apontado como um futuro ganhador do Prêmio Nobel de Literatura. Em seus romances inovadores, tratou do trauma da Segunda Guerra Mundial e seus efeitos, além de pensar o homem contemporâneo e sua condição perante um mundo destruído física e moralmente.

Yasunari Kawabata foi o primeiro escritor japonês a ser laureado com um Nobel de Literatura, em 1968. Nascido em 1899, viveu uma história marcada pela solidão após perder, ainda criança, todos os parentes mais próximos. Como autor, foi um dos criadores do Shinkankakuha (neo-sensorialismo), movimento que propunha uma nova estética literária no Japão, a favor de uma escrita lírica e impressionista.

EntreMundos

Depois dos projetos “Brasis: Leituras Plurais” e “XX Narrativas do Século XX”, realizados em 2009 e 2010, neste ano serão dez edições mensais de “EntreMundos - Mundo da Leitura, Leitura do Mundo”. Enquanto nas iniciativas anteriores focou-se na literatura de um determinado período ou de um espaço geográfico, a nova versão busca colocar em diálogo obras e autores através do tempo, tendo a narrativa como fio-condutor.

Nas quatro primeiras edições, foram lidos trechos de Giovanni Boccaccio, Lima Barreto, Paulo Venturelli, Voltaire, David Foster Wallace, Italo Calvino, Julio Cortázar, entre outros. Durante o ano, ainda estão previstos Miguel de Cervantes, Milan Kundera, Lygia Fagundes Telles, apenas para citar alguns.



Ficha técnica


Direção: Flávio Stein
Leitores: Mauro Zanatta, Leandro Daniel Colombo e Flávio Stein
Mediação: Paulo Soethe
Músico convidado: Thomas Jucksch
Curadoria: Flávio Stein
Direção executiva: Leandro Daniel Colombo
Obras selecionadas: “Os Emigrantes", de W. G. Sebald e “Contos da Palma da Mão”, de Yasunari Kawabata

Serviço



EntreMundos - Mundo da leitura, leitura do mundo – 5ª edição

Local: CAIXA Cultural - Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba/PR

Data: quarta-feira 06 de julho

Hora: 20h

Ingressos: um livro não-didático

Bilheteria: (41)2118-5111(de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, as 16 às 19h)

Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos

Lotação máxima: 125 lugares (02 para cadeirantes)

www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: