sexta-feira, 3 de junho de 2011

Evento - A bossa nova em forma de dança






O espetáculo “Bossa Nossa” estreia na CAIXA Cultural





A CAIXA Cultural traz para Curitiba a companhia carioca Cia Nós da Dança, com o espetáculo “Bossa Nossa”, de 10 a 12 de junho. Com direção artística de Regina Sauer, a montagem homenageia os 50 anos da bossa nova, fluindo entre a dança clássica, moderna e contemporânea. O espetáculo é uma homenagem a Tom Jobim, Vinicius de Morais, João Gilberto, Carlos Lyra, Badem Powel, Johnny Alf, Roberto Menescal e a tantos outros.



Com versões originais e releituras atuais de grandes clássicos da bossa nova, o espetáculo revisita o legado deixado por estes artistas e traz a poesia das letras para o movimento corporal, o desenho melódico para a fluidez da execução coreográfica e a batida característica para o balanço do corpo.



O que se vê nessa montagem coreográfica é a combinação de um tempo social, dialogado em um gestual cênico. Os bailarinos evoluem no tempo, num ato constante de construção e desconstrução de formas relacionais, ao pulso dos arranjos do violonista Danilo D' Ávila. Nesse plano temporal, geográfico distinto e individual a música passa a ganhar uma sonorização contemporânea, resgatando o legado da bossa nova.



A ambição é recontar a história de uma época, um momento de transformação musical do país que surgiu de maneira espontânea e natural. Dançar “nossa bossa” é revisitar a saudade de um momento, as características das relações humanas estabelecidas em signos e gestos. É invadir, respeitosamente, a memória corporal de uma coreografia que a seu modo dialoga com as diversas manifestações culturais e tenta incorporar o antigo ao novo, comungando as diferenças como estimulo no seu processo poético de conceber movimentos.



Cia Nós da Dança



A Cia Nós da Dança está na estrada desde 1981 e sempre esteve aberta a novos estilos com os mais diversos espetáculos em palcos tradicionais, televisão e festivais ao ar livre, servindo como uma vitrine da dança moderna carioca. Premiada e respeitada pela crítica especializada, atraiu para seus espetáculos participações de talentos da dança nacional como Nora Esteves, Paulo Rodrigues, Marcelo Misailidis (Primeiros Bailarinos do TMRJ), Doris Giese (ex-apresentadora da Rede Globo) e Paulo e Ricardo Santoro (Violoncelistas da OSB).



Em seu repertório, a Cia Nós da Dança conta com “Overdose Monk”, “Místico”, “Estações”, “João Joana”, “América do Sol”, “Estudo Nº 10”, “Fração de Segundo”, “Nossos Nós”, “Cirandas Cirandinhas”, “Violência e Paixão” e “Retirantes”, entre outros.



Ficha Técnica



Direção Artística e Coreográfica - Regina Sauer

Bailarinos: Adriana Salomão, Alan Rezende, Alex Neoral, Ana Formighieri, Clara Castro, Gabriela Leite, Marcos Rogério, Patrícia Ruel, Rodrigo Fernandes, Stela Máris, Thiago Manhães, Thiago Williams e Kleiton Sistelos

Direção Musical - Danilo D’Avila

Design de Luz - Luiz Fernando Filetto

Figurino – Marcos Rogério

Fotografia - Ricardo Adami e Margarida Castro



Serviço



Dança: Bossa Nossa

Local: Teatro da CAIXA – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba/PR

Data: de 10 a 12 de junho

Hora: sexta e sábado 21h e domingo 19h

Ingressos: R$10 e R$5 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)

Bilheteria: (41)2118-5111(de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, as 16 às 19h)

Classificação etária: Livre para todos os públicos

Lotação máxima: 125 lugares (02 para cadeirantes)

www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: