sexta-feira, 3 de junho de 2011

Evento - As lendas brasileiras na CAIXA Cultural

Paulo Munhoz lança “Mitorama – Lendas Brasileiras”, com ilustrações de Antonio Eder





A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, no dia 08 de junho às 19h, o lançamento do livro “Mitorama - Lendas Brasileiras”. A obra surgiu da união do criativo texto do diretor e roteirista de cinema Paulo Munhoz, com os desenhos do ilustrador e quadrinista Antônio Eder. O livro, viabilizado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba e com o patrocínio da CAIXA, apresenta sete mitos e lendas da nossa cultura, narrados segundo uma visão que pretende ajudar a explorar e compreender a sabedoria popular brasileira.



De acordo com Paulo Munhoz, os mitos e lendas retratados no livro, são histórias "que nos ajudam na compreensão de quem somos como integrantes de um grupo que se pergunta de onde veio, para onde vai e por que está aqui". Como explica o autor, os mitos nos conduzem a interpretações e significados para o entendimento do mundo natural. Já as lendas são histórias fantasiosas que não têm a pretensão de nos revelar verdades, mas mexer com nossos sentimentos, provocar reflexões, instigar nossa curiosidade.



As sete histórias que o livro apresenta foram contadas e recontadas ao longo do tempo, apresentando sempre versões diferenciadas. Contando com o projeto gráfico de Daniella Michelena Munhoz, cada uma das lendas e mitos de "Mitorama" é apresentada com uma tipologia diferente, ora em letras maiúsculas, ora em escrita cursiva, para enriquecer a experiência de leitura do livro, em especial das crianças. A edição bilíngue visa facilitar o diálogo com outras culturas.



As lendas e mitos de Mitorama



Em “Duelo de Sacis”, o tema da ação dos sacis é atualizado, fazendo um comparativo entre o trabalho de artistas grafiteiros e pichadores. Esta homenagem à arte do grafite também é uma reflexão sobre a rebeldia contida na pichação e uma renovação da presença dos sacis em nossas vidas. Já “O Negrinho de Pastoreio” é um drama tradicional, apresentado em versos na visão de Munhoz.



“As Iaras Encantam” reconta, no formato de história em quadrinhos, o mito das sereias que habitam rios e mares brasileiros. Em “Mestres Araucárias” o tema é a árvore símbolo do Paraná, uma das espécies mais antigas do nosso planeta, que atravessou eras e conviveu até com dinossauros. “O Curupira” figura no panteão mitológico brasileiro ao lado de personagens maus, mas é uma espécie protetora das florestas.

“A Lenda das Cataratas” é um relato de origem indígena sobre o surgimento das Cataratas do Iguaçu, um dos maiores patrimônios naturais da humanidade. Essa lenda narra o grande amor entre Naipi e Tarobá e o ciúme de M'boi, personagem monstruoso que geralmente encarna as grandes ameaças. E por fim, “O Vaqueiro Misterioso” presta uma homenagem ao homem do campo, presente em todo o interior do Brasil, aqui representado pelo vaqueiro nordestino.



Sobre o autor e o ilustrador



Paulo Munhoz nasceu em Curitiba, em 1962. Engenheiro que virou cineasta, entende a arte como alimento do espírito humano e busca produzir obras que gerem reflexão, prazer e atitudes positivas em relação à vida. Munhoz tem diversas obras em cinema e vídeo, entre as quais se destacam os curtas “Pax” e “O Poeta”, e os longas-metragens “Brichos”, “Belowars” e “Brainforest”. Como escritor iniciou a carreira com a publicação “Inverno”. Depois vieram o “CD-Rom Leminski”, “Um Poeta Multimídia” e os livros “Brichos – HQ” e “A Floresta é Nossa”. Mestre pelo PPGTE-UTFPR, Paulo desenvolve pesquisas no campo da linguagem e dos meios digitais. É militante ambientalista e cultural.



O ilustrador e quadrinista Antonio Eder, nascido em 1971, também é curitibano. Sua parceria com Paulo Munhoz, além desde livro, já resultou nos filmes “Brichos” e “Belowars”, dos quais participou como diretor de arte. Eder desenha desde que se entende por gente e usa as histórias em quadrinhos como sua principal forma de expressão. É formado pela Faculdade de Artes do Paraná. Ao longo de sua carreira, já editou diversos livros como “Chalaça” e “7 Vidas”. Atualmente dirige 1o Sputnik Studio.



Serviço



Livro: Lançamento do livro “Mitorama – Lendas Brasileiras” de Paulo Munhoz e AntônioEder

CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba/PR

Data: 08 de junho

Hora: Quarta 19h30

Ingressos: Entrada franca.

Informações: (41)2118-5111(de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, as 16 às 19h)

Classificação etária: Livre para todos os públicos

www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: