terça-feira, 5 de abril de 2011

Cinema - Teste de Audiência


O cinema é testado pela audiência no Teatro da CAIXA



Projeto Teste de Audiência exibe mais um filme em sessão surpresa





A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, no dia 12 de abril, a terceira sessão da temporada 2011 do Teste de Audiência. O projeto, idealizado por Márcio Curi e Renato Barbieri, consiste na exibição de um filme nacional não finalizado e em um bate-papo entre o diretor do filme e o público.



A primeira sessão desta temporada exibiu o filme “Morte e Vida Severina”, de Augusto Serpa. “Meu País” foi apresentado na segunda sessão, sendo a primeira experiência do diretor André Ristum em projetos como esse. “Achei a experiência muito rica e proveitosa. Além de identificar alguns pontos fracos também pude identificar vários pontos fortes, o que será muito bom para o lançamento do filme”, afirma André. “Achei as considerações do público, em geral, bastante interessantes. Algumas inclusive me surpreenderam, mostrando coisas que não tinha pensado”, completa.


O diretor conta que já realizou algumas alterações após a sessão do Teste. “O titulo “Meu País”, por exemplo, ainda está em fase de definição e o teste nos ajudou a identificar que ele não transmite o que o filme conta. Agora precisamos encontrar um título que seja bom e passe a idéia do filme”, exemplifica André. Para o diretor, pontos ainda não definidos foram se tornando mais claros após a sessão, permitindo maior segurança na hora de alterar partes do filme. “O Teste de Audiência é um projeto de grande importância para o cinema brasileiro. Não existe outro mecanismo parecido. É muito útil para os filmes em fase de finalização”, finaliza.


Entre os filmes exibidos nas temporadas anteriores, estão “Reflexões de um Liquidificador" (André Klotzel), "Elvis e Madona" (Marcelo Laffitte), "Família Vende Tudo" (Alain Fresnot) e "Guerra de Vizinhos" (Rubens Xavier), sendo que estes dois últimos ainda serão lançados. O produtor Márcio Curi promete novidades para esta temporada. “Estamos trabalhando firme na curadoria, para trazer uma variedade ainda mais diversificada e interessante de filmes”, conta Curi.



O projeto



O Teste de Audiência consiste na projeção de um filme em caráter de surpresa. O filme, ainda em fase de finalização, é analisado em todos os seus aspectos pelo público presente, que participa de um bate papo com o diretor ou produtor da obra após a exibição do filme. Além de oferecer aos cineastas brasileiros uma preciosa ferramenta de trabalho, o Teste de Audiência colabora também para a formação do público e para o desenvolvimento de uma metodologia científica, bastante utilizada em cinematografias comerciais e comum no exterior, mas inacessível ao cinema independente brasileiro.

Através de uma ampla pesquisa sobre o estágio de filmagem e montagem dos novos filmes brasileiros, os curadores do Teste de Audiência selecionam os títulos mais adequados ao projeto. Nessa etapa são considerados critérios de diversificação geográfica e de gênero, sempre respeitando a qualidade cinematográfica em seus aspectos técnicos e narrativos. Esses aspectos essenciais permitem montar uma grade de programação forte e plural, refletindo e respeitando os valores da cinematografia brasileira.

Serviço



Cinema: Teste de Audiência 2011 – 3ª sessão

Local: Teatro da CAIXA - Rua Conselheiro Laurindo, 280 - Curitiba/PR

Data: 12 de abril

Horário: terça 19h30

Ingressos: Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Teatro, no dia do evento, a partir das 18h30

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, as 16 às 19h)

Classificação etária: Não recomendado para menores de 16 anos

Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes)

www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: