O professor do jovem Imperador
Alexandre António Vandelli (1784-1862)
Um naturalista luso-brasileiro
de Adílio Jorge Marques
208p.
Minuciosa pesquisa em manuscritos originais, no Brasil e em Portugal, realizou nos últimos anos o autor deste precioso livro. Mas valeu a pena. Adílio conseguiu não só trazer à tona a história de um dos últimos pensadores claramente ilustrados da vida pública luso-portuguesa dos oitocentos, como esclarecer os poucos fatos conhecidos até hoje.
Alexandre Vandelli foi um autêntico pensador iluminista de orientação prática vindo de terras portuguesas, que terminou sua história em um novo país que buscava construir sua própria identidade.
Prova do incompreensível esquecimento a que a história relegou Alexandre António Vandelli está no fato de que, apesar de tão vasta pesquisa, não se conseguiu sequer uma fotografia. Terá sido relegado ao esquecimento por ser vivido cercado de figuras ilustres? O pai, Domingos Vandelli, foi um homem ilustre da ciência e da política portuguesa. José Bonifácio de Andrada e Silva tinha em Alexandre seu orientado, assistente, substituto e, posteriormente, genro. No Brasil, Alexandre também foi nada menos do que um dos Mestres da Família Imperial, responsável, entre outros, por despertar em D.Pedro II o gosto pelas ciências naturais.
Veio para o Brasil em circunstâncias e momento delicados. Aqui constituiu família, esposa , filhos, netos, se naturalizou e aqui morreu. O trabalho de pesquisa de Adílio Marques, originalmente tese de doutorado em História das Ciências/UFRJ, com certeza se tornará uma referência para iluminar o caminho que o pensamento científico fez de Portugal para o Brasil nos anos setecentos e oitocentos.
O AUTOR
Adílio Jorge Marques graduou-se em Física pela UERJ. É mestre em Astrofísica Estelar pelo Observatório Nacional e doutor em História e Epistemologia das Ciências pela UFRJ, cuja tese foi o personagem Alexandre António Vandelli. Para isso, descobriu e pesquisou extensa fonte de manuscritos.
Veja o slide album
um lançamento
segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
O professor do jovem Imperador
Marcadores:
lançamento,
vieira e lent
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário