quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Revista PERSEU n° 5


Revista Perseu

Revista PERSEU n° 5

História, Memória e Política

Páginas: 264

Chega às mãos de nossos leitores a quinta edição de PERSEU: HISTÓRIA, MEMÓRIA E POLÍTICA. Ao propor como tema para seu dossiê "Rebeliões: Motim e Negociação”, tínhamos duas metas principais em mente. A primeira era propiciar elementos para a reflexão a respeito da beligerância e do concertamento nas sociedades, mais especificamente nas relações mediadas pelos mundos do trabalho. A segunda era a de não deixar passar sem registro duas importantes datas. Uma delas é o centenário de uma das mais importantes manifestações desse gênero na história brasileira: a rebelião dos marinheiros brasileiros de 1910, que ficou conhecida como a Revolta da Chibata e que teve como figura exponencial o marinheiro negro João Cândido. A outra é a passagem do trigésimo ano do assassinato impune do seringueiro e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasileia (AC), Wilson de Souza Pinheiro. Fundador do Partido dos Trabalhadores no Acre e presidente da Comissão Municipal do PT de Brasileia, Wilson Pinheiro deu nome à fundação partidária do PT que antecedeu esta Fundação Perseu Abramo. Acreditamos que os textos aqui reunidos nos permitem dizer que nossos esforços não foram vãos.




Desse modo, este quinto número de PERSEU traz um artigo sobre a história da Revolta da Chibata e seu legado para pesquisadores e movimentos sociais. A ele segue outra contribuição, em que se discute a primeira grande greve de trabalhadores rurais imigrantes, sobretudo italianos, no estado de

São Paulo, ocorrida entre abril e maio de 1913, no importante centro cafeicultor paulista de Ribeirão Preto. Em seguida, PERSEU traz em suas páginas texto que discute as questões envolvidas no recrutamento de retirantes da grande seca de 1915, no Ceará, para a execução de obras públicas. Por fim, o Dossiê conclui com o estudo de outra greve de marinheiros, ocorrida pouco mais de meio século depois da Revolta da Chibata e meses antes da implantação da ditadura militar de 1964.




Ao dossiê segue artigo que delineia a trajetória da preferência partidária pelo Partido dos Trabalhadores de 1987 a 2010, focado nas mudanças da composição sociodemográfica de sua base de apoio junto à opinião pública.




Na seção "Repertórios”, seguimos publicando a bibliografia que tem como objeto o Partido dos Trabalhadores, agora a referente ao ano 2000.




Por fim, a seção dedicada à resenha de publicações que tratam do campo de interesses que refletem a orientação editorial de PERSEU, traz a recensão de quatro obras.
A revista Perseu chega à sua quinta edição tratando de revoltas, motins e negociações na sociedade brasileira. Editada pelo Centro Sérgio Buarque de Holanda, núcleo da FPA responsável pela preservação da Memória, Perseu nº 5 tem como tema o "Dossiê Rebeliões: Motim e negociação". Entre os episódios históricos contemplados na revista, destaque para duas datas especiais: o centenário da Revolta da Chibata e os 30 anos do assassinato do seringueiro e líder sindical Wilson Pinheiro no Acre. A edição traz, ainda, caderno de fotos e de documentos históricos.



A revista tem parte de seu conteúdo aberto na internet, com o artigo "PT 30 anos: Crescimento e mudanças na preferência partidária. Impacto nas eleições de 2010", do cientista político Gustavo Venturi, disponível em formato PDF.

Perseu é publicada pela Editora Fundação Perseu Abramo, e pode ser adquirida em livrarias e na loja virtual da EFPA.

Leia também:

- Artigo: Leia em PDF o artigo "PT 30 anos: Crescimento e mudanças na preferência partidária. Impacto nas eleições de 2010", de Gustavo Venturi


UM LANÇAMENTO














Nenhum comentário: