segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O flautista Pierre Hamon em apresentação solo no Teatro da CAIXA





O músico é professor do tradicional Conservatório Nacional Superior de Música de Lyon, na França





Dentro da programação da Série Solo Música, o Teatro da CAIXA apresenta, no próximo dia 17, o flautista francês Pierre Hamon. O projeto, consagrado na capital paranaense, está na segunda temporada e apresenta mensalmente um concerto raro, com artistas solo tocando instrumentos variados.



Pierre Hamon, graduado em física, é apaixonado por música contemporânea, barroca e antiga e é autodidata em flauta doce. Seu fascínio pela música medieval o levou a tocar instrumentos como a gaita de foles, flautas duplas, flauta e tambor e seus equivalentes nas músicas tradicionais em todo o mundo. Estudou flauta e tambor com o catalão Carles Mas, a flauta dupla Satara Rajasthan com Langa Habib Khan e é discípulo do grande mestre indiano, Hariprasad Chaurasia, para estudos da música Hindustani e da flauta Bansuri.



Fez masterclasses com Frans Brüggen e Walter Van Hauwe. Integrou por quinze anos o Ensemble Gilles Binchois, dirigido por Dominique Vellard e foi membro do Lês Arts Florissants, de William Christie. Em 1997, se juntou como primeiro flautista ao Hesperion XX e Le Concert dês Nations, ambos dirigidos por Jordi Savall. O músico é professor do Conservatório Nacional Superior de Música de Lyon e realiza regularmente seminários e masterclasses na Schola Cantorum Basiliensis.



É fundador do Ensemble Allá Francesca, com Briggite Lesne, em 1989, grupo do qual é co-diretor e gravou para os selos Opus 111, Virgin Classics, Naíve, Jade e Zig-Zag Territories. Atuou e gravou com diversos grupos, entre os quais o Le Poeme Harmonique (Vincent Dumestre) e o II Seminário Musicale (Gerard Lesne). Possui em seus trabalhos dois CDs Solo: Lucente Stella (1995) e Hypnos (2009) e dois discos de música de câmara com Marc Mauillon e Vivibiancaluna Biffi.



Série Solo Música - Na primeira temporada da Série Solo Música, que aconteceu em 2009, se apresentaram nomes como Marlui Miranda (música indígena), Pereira da Viola (viola brasileira), Cristina Braga (harpa), Rodrigo Capistrano (saxofone) e Tracy Silverman (violino elétrico). Em 2010, já estiveram no palco da CAIXA Cultural Curitiba Toninho Ferragutti (acordeom), Luhli (voz e violão), o inglês Ravi Justin Freeman (kora e canto difônico), Alberto Marsicano (sitar), Fernando Deddos (eufônio) e Fernando Deghi (viola brasileira), dando sequência a diversidade e originalidade proposta pela Série.





Serviço



Série Solo Música – Pierre Hamon (flauta)

Local: Teatro da CAIXA

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba/PR

Data: 17 de agosto

Horários: terça 20h30

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e clientes CAIXA) e 20% de desconto para o Clube do Assinante Gazeta do Povo

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a quinta, das 12 às 19h, sexta, das 12 às 21h, sábados das 16 às 21h e domingo, das 16 às 19h)

Classificação etária: Livre para todos os públicos

Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes)

www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: