quarta-feira, 23 de junho de 2010

BNB e Prefeitura lançam projeto de instalação do Centro Cultural Banco do Nordeste em Vitória da Conquista (BA)

O presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Roberto Smith, e o prefeito municipal de Vitória da Conquista (BA), Guilherme Menezes, lançarão, juntos, o projeto de instalação do Centro Cultural Banco do Nordeste naquele município baiano.

A solenidade de lançamento acontecerá amanhã (quarta-feira, 23), às 17 horas, na Praça Joaquim Correia, 55, no centro da cidade. O evento contará com a presença de autoridades municipais federais, estaduais e municipais, artistas, imprensa e representantes de instituições culturais e sociais.

Além do presidente do BNB e do prefeito de Vitória da Conquista, o evento contará com as presenças de: Henilton Menezes, secretário de Fomento e Incentivo à Cultura (representando o ministro da Cultura, Juca Ferreira); o secretário de Cultura da Bahia, Márcio Meireles; o superintendente do BNB na Bahia, Nilo Meira Filho; e o gerente do Ambiente de Gestão da Cultura do BNB, Tibico Brasil.

Após a solenidade, haverá, a partir das 18 horas, apresentações culturais de quadrilhas juninas, da Filarmônica Municipal e a participação de artistas locais, culminando com as participações especiais do forrozeiro repentista Onildo Barbosa e do menestrel, cantador, concertista, cantor e compositor Elomar Figueira Mello - ambos naturais de Vitória da Conquista.



Construção em imóvel cedido ao BNB pela Prefeitura

O Centro Cultural Banco do Nordeste-Vitória da Conquista será construído em um imóvel cedido ao BNB pela Prefeitura Municipal para a instalação do CCBNB, com toda a infra-estrutura e aquisição de equipamentos necessários para o funcionamento desse novo equipamento cultural.

A estrutura física do CCBNB-Vitória da Conquista contará com teatro multifuncional, sala de ensaios para teatro, auditório, salas para oficinas, sala para administração, biblioteca com acervo físico e acesso virtual, salão de dança e salão de exposições, além do pavimento para uma unidade de microcrédito.

O CCBNB-Vitória da Conquista será construído em terreno com dimensões de 104,00 x 34,00 metros e área total de 3.610,42 m2, onde fica localizada a Praça Sá Barreto, situada a leste do centro administrativo e geográfico do município, sendo a área escolhida para a construção do equipamento no total de 2.100m2. A área destinada ao CCBNB fica localizada na cabeceira norte da Praça.



Formação de plateias e pertencimento do lugar

Segundo o gerente do Ambiente de Gestão da Cultura do BNB, Tibico Brasil, este será o primeiro Centro Cultural BNB construído pelo próprio Banco - além de ser o primeiro no Estado da Bahia. "Todos os outros equipamentos de que o BNB já dispõe - o de Fortaleza, Juazeiro do Norte (CE) e Sousa (PB) - foram feitos a partir de reformas em prédios já existentes, de propriedade do Banco, e que foram adaptados para se tornarem centros culturais", revela Tibico.

Ao localizar-se em um bairro muito populoso, próximo ao centro administrativo e geográfico da cidade, o CCBNB-Vitória da Conquista terá a oportunidade de oferecer uma programação cultural de qualidade - diária, gratuita e selecionada por editais anuais - para uma população de baixa renda. "Esperamos contribuir para o desenvolvimento cultural da região e fazer com que os seus artistas sejam valorizados, principalmente na questão da cultura popular", explicita o gerente de Gestão da Cultura do BNB.

A instalação do CCBNB-Vitória da Conquista reforça uma opção do Banco do Nordeste de fazer investimentos em cidades de pequeno e médio porte localizadas no interior dos estados nordestinos, evitando concentração de investimentos e de instalação de equipamentos culturais em grandes cidades e capitais.

O CCBNB-Vitória da Conquista seguirá a mesma filosofia de trabalho dos outros CCBNBs. "A atuação do CCBNB estará calcada no incentivo à produção e à divulgação das manifestações culturais, na estruturação da economia da cultura - seja através das ações do centro cultural, seja também através da oferta de linhas de financiamento - e, principalmente, a ação do CCBNB-Vitória da Conquista continuará mantendo o foco de formação de plateias, que o caracteriza e diferencia os nossos centros culturais", enfatiza Tibico.

Através da realização dos Seminários de Cultura e Desenvolvimento, tanto a estrutura física do prédio como o conteúdo da programação será discutidos amplamente com a população. "Durante seis meses, vamos discutir, melhorar e adaptar aos desejos da comunidade, e principalmente contribuindo para que essa comunidade passe a sentir e ter o pertencimento do lugar; nós queremos que o Centro Cultural seja do BNB, mas principalmente seja do povo de Vitória da Conquista; a inauguração do CCBNB-Vitória da Conquista está prevista para o primeiro semestre de 2012", conclui o gerente de Gestão da Cultura do Banco do Nordeste.



Modo de funcionamento dos CCBNBs

1. Gratuidade ao público (entrada franca) com orçamento controlado pelo BNB

2. Programação definida por editais anuais

3. Diversidade de linguagens artísticas

4. Diálogo com os espaços urbanos

5. Diálogo com outras instituições culturais

6. Inclusão prioritária de artistas locais

7. Relacionamentos formais e legais

8. Parcerias com entidades representativas da sociedade, incluindo imprensa

9. Ações integradas com outros CCBNBs

10. Espaço de reflexão, formação, fruição, debate, circulação e experimentação

Nenhum comentário: