segunda-feira, 3 de maio de 2010

Ópera de Bolso no espetáculo da Orquestra de Câmara



Concerto no fim de semana, sob a regência de Wagner Polistchuk e participação dos cantores Rita Marques e Sandro Bodilon, reúne obras de compositores italianos.

A Orquestra de Câmara de Curitiba, grupo musical mantido pela Prefeitura Municipal, dá sequência à temporada 2010 patrocinada pela Volvo com um programa de Ópera de Bolso. Sob a regência do maestro Wagner Polistchuk e com a participação dos cantores Rita Marques (soprano) e Sandro Bodilon (barítono), as apresentações acontecem na sexta-feira (7), às 20h, e no sábado (8), às 18h30, na Capela Santa Maria.

O espetáculo reúne peças de compositores italianos. Tomam conta da Capela Santa Maria os sons da “Sonata Nº 5”, de Gioacchino Rossini (1792 – 1868); da composição “I crisantemi”, de Giacomo Puccini (1858 – 1924); e da obra “O Telefone”, de Gian Carlo Menotti (1911 – 2007). A direção cênica está a cargo de José Brazil, músico, cantor lírico e produtor carioca que vive em Curitiba desde 1986. Discípulo de Leopoldo Carelli e Ernani Aguiar, nas áreas de teoria musical e piano, também teve envolvimento com teatro.

Bacharel em Canto pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, onde se iniciou no universo da produção e da direção cênica, José Brazil integrou o Coral de Curitiba e o Coral Teatro Guaíra, tendo participado de diversas óperas e obras sinfônicas. Trabalhou com alguns dos nomes consagrados da direção cênica, como Sergio Brito, Marcelo Marchioro, Oswaldo Loureiro, Carlos Harmuch e Roberto Innocente. Colaborou nas produções de várias óperas e dirigiu, em 2006, a ópera “A Flauta Mágica”, de Mozart, no teatro Universitário de Cuiabá. Em 2009, respondeu pela direção da ópera “Cosi fan Tutte”, de Mozarte, dentro do programa “Ópera Ilustrada”.

Atualmente, José Brazil faz parte do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba e, além das atividades de músico e cantor, também leciona no Conservatório Musical de Ponta Grossa (PR), ensinando canto lírico para iniciantes e novos talentos.



Os convidados – O concerto da Orquestra de Câmara de Curitiba, neste fim de semana, tem como convidados os cantores paulistas Rita Marques (soprano) e Sandro Bodilon (barítono). Vencedora de importantes concursos, Rita Marques já se apresentou sob a regência de destacados maestros brasileiros e tem atuação marcante em várias óperas, sendo presença constante nos vesperais líricos e concertos didáticos do Theatro Municipal de São Paulo.

Também exibindo no currículo a conquista de expressivos prêmios, o barítono Sandro Bodilon desenvolve temporadas líricas cantando com as melhores orquestras do país, sob o comando de reconhecidos maestros. Recentemente, foi solista das estreias mundiais das óperas Olga, de Jorge Antunes, e A Tempestade, de Ronaldo Miranda. Integrante do Coral Lírico do Theatro Municipal de São Paulo, Bodilon trabalha, ainda, com um vasto repertório camerístico, com canções de várias épocas e estilos, dando ênfase à canção brasileira.



O grupo e o maestro – Parte instrumental da Camerata Antiqua de Curitiba, que este ano completa 36 anos de atividades, a Orquestra de Câmara de Curitiba também desenvolve carreira própria e é considerada um dos principais grupos do país. Por um período, a Camerata trabalhou sem a presença de um maestro titular, realizando concertos com regentes e solistas convidados. Desde 2009, a Camerata Antiqua conta com a direção artística do maestro Wagner Polistchuck, dentro da estratégia da Fundação Cultural de Curitiba para fortalecer o grupo, seguindo caminhos de modernização trilhados por orquestras de todo o mundo.

Wagner Polistchuk tem comandado importantes orquestras, entre elas a Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), a Sinfônica da Universidade de São Paulo, a Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo, a Sinfônica de Mendoza (Argentina) e a Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, além da Hermitage São Petersburgo Orchestra, na Suíça. Em seu currículo constam premiações em diversos concursos nacionais e internacionais e, como trombonista, participações de solista convidado em orquestras da Europa.

O maestro, que já regeu a Camerata Antiqua em várias ocasiões e respondeu pela condução do Coro da Camerata em concerto cênico, também participou da gravação de um dos CDs do grupo.



Serviço: Apresentações da Orquestra de Câmara de Curitiba, sob a regência do maestro Wagner Polistchuk, com espetáculo de Ópera de Bolso, dentro da temporada de concertos 2010 patrocinada pela Volvo. Datas e horários: dia 7 de maio (sexta-feira), às 20h, e dia 8 de maio de 2010, às 18h30 Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro) Ingressos: R$ 10 ou R$ 5 (mais um quilo de alimento não perecível) / promoção não cumulativa

Nenhum comentário: