segunda-feira, 3 de maio de 2010

Diretor do Museu Histórico Abílio Barreto realiza palestra sobre os aspectos arquitetônicos do Caminho de Santiago

No dia 6 de maio, quinta-feira, o arquiteto e diretor do Museu Histórico Abílio Barreto, Leônidas José de Oliveira, participa do ciclo de palestras "O Caminho de Santiago 2010 - Cultura e Espiritualidade". Ele irá falar sobre os aspectos arquitetônicos do Caminho de Santiago, as catedrais, os castelos, as pontes, bem como da arquitetura celta, românica, barroca e gótica.

O encontro tem entrada franca e será realizado às 19h30 na sede do Instituto Cervantes de Belo Horizonte (Praça Milton Campos, 16- 2º andar). Informações: (31)3789-1600.

Caminho de Santiago

O Caminho de Santiago entrou para a história no século IX, quando foram encontrados os restos mortais do apóstolo Tiago, ou, Santiago, onde hoje é a cidade de Santiago de Compostela. Nas últimas décadas voltou a ganhar prestígio, sendo redescoberto como uma alternativa de turismo e convertido num itinerário espiritual e cultural de primeira ordem. Percorrendo diversas cidades medievais e campos pitorescos, é um destino para qualquer tipo de pessoa, não precisando ser religiosa mas que esteja disposta a caminhar muito. Em 1987 foi declarado Primeiro Itinerário Cultural Europeu. Em 1993, Patrimônio da Humanidade na Espanha, e, em 1998, na França.

Nenhum comentário: