quinta-feira, 25 de março de 2010

LEO GANDELMAN SE APRESENTA NO TEATRO DA CAIXA


Um dos maiores saxofonistas do Brasil em show inédito em Curitiba




A CAIXA Cultural Curitiba apresenta na próxima terça (30) o saxofonista carioca Leo Gandelman. Em show inédito na capital paranaense, Leo Gandelman apresenta técnica e talento com as músicas que marcaram os 21 anos de sua carreira solo.



A apresentação traz músicas de seu mais recente trabalho, “Sabe Você”, e as que habitam suas lembranças. O samba-canção é o ritmo que marca o show, mostrando o melhor da música popular brasileira com clássicos de Chico Buarque, Baden Powell, Vinicius de Moraes, Tom Jobim e Dolores Duran, criando no palco um riquíssimo panorama da MPB.



A formação clássica do músico não o impede de experimentar os diversos ritmos. “Eu me considero eclético. Estamos em uma época em que o músico pode trafegar pelas diversas linguagens”, explica o saxofonista. “Apesar de minha formação musical clássica eu cresci no Rio de Janeiro, perto do samba, e sempre me arrisquei”, complementa.



Leo Gandelman

A música sempre esteve presente na vida de Leo Gandelman, que acumula funções de saxofonista, produtor, compositor e arranjador. Nascido em 1956 é filho de uma pianista clássica e de um maestro, aos 15 anos já era solista da Orquestra Sinfônica Brasileira.



Participou, desde 1977, de mais de 800 gravações. A carreira solo iniciou dez anos depois, inspirada especialmente na música brasileira e no jazz. A versatilidade e a criatividade são marcas registradas que fizeram com que fosse eleito “o Melhor Instrumentista Brasileiro” durante 15 anos consecutivos, pelo concurso “Diretas na Música” do Jornal do Brasil. Leo já gravou dez discos ao longo da carreira, com mais de 500 mil de cópias vendidas.



Com seis temporadas de casa cheia no Blue Note de Nova Iorque, o saxofonista tem carreira notável nos Estados Unidos. Participou como solista de concertos da Orquestra Sinfônica Brasileira no Lincoln Center e no Central Park. Foi solista também da Orquestra Sinfônica da Bahia, de Ribeirão Preto, entre outras, interpretando a Fantasia de Villa Lobos para Sax Soprano e Orquestra e o Concertino para Sax Alto, de Radames Gnatalli. O mesmo repertório o levou à sala São Paulo, onde se apresentou com a OSESP, sob a regência do maestro John Nashling. Foi solista convidado da Orquestra Sinfônica de Brasília no concerto da Independência e gravou com a Orquestra Sinfônica da Petrobrás, sob a regência do maestro Isaac Karabtchevsky, do Concertino de Radamés Ganattali.



Com o CD "Radamés e o Sax", Gandelman ganhou o premio TIM 2007 como “Melhor Disco Instrumental“ e “Melhor produtor“. Ganhou o prêmio de “Melhor Trilha Sonora” por “Estrela Solitária”, no Festival de Cinema de Recife e Belém e pela APCA ganhou como “Melhor Instrumentista” em 1990 e “Melhor Produtor” em 1991.



Além dos álbuns, Leo Gandelman produziu diversas trilhas para TV e cinema. Temas de novelas e minisséries, de filmes e documentários como “Moacyr” de Walter Carvalho e “Estrela Solitária” sobre a vida de Garrincha também fazem parte de sua história. Apresentou os programas “Momento Jazz” e “Free Jazz in Concert”, do Multishow e Rede Manchete, respectivamente, e produziu álbuns de cantores como Marina Lima, Nico Rezende e Gal Costa.


Ficha Técnica



Tecladista: David Feldman

Baixo: André Vasconcellos

Bateria: Allen Pontes



Serviço



Música: Leo Gandelman

Local: Teatro da CAIXA

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba

Data: 30 de março

Ingressos: R$10 e R$5 (meia)

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 21h, sábado e domingo, das 16 às 19h)

Classificação etária: Livre para todos os públicos

Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes)

www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: