domingo, 6 de dezembro de 2009

Mosaico sonoro é destaque em show no Teatro do Paiol


Nesta terça-feira (8), às 20h, a cantora Cintia Graton e o violonista e compositor Thiago Amud interpretam um repertório desafiante.

O recital que a cantora Cintia Graton e o violonista e compositor Thiago Amud apresentam, às 20h desta terça-feira (8), no Teatro do Paiol, é, sob vários aspectos, desafiante. Além do desafio autoproposto pelos executantes, que decidiram ser absolutamente fiéis às complexidades intrínsecas ao repertório escolhido, há uma aposta na capacidade do público de acolher um material muitas vezes desconhecido, quando não totalmente inédito.

O cuidado com a escolha das peças a serem apresentadas nesta edição do programa Terça Brasileira no Paiol, desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba, pode ser verificada na abordagem pouco óbvia do vastíssimo cancioneiro brasileiro. Não se detendo em nenhum gênero específico, o mosaico sonoro proposto pelos músicos une frevos de Nelson Ferreira e Edu Lobo a sambas-canções de Radamés Gnattali e Paulinho da Viola, e mescla a sacralidade de temas de Tavinho Moura e Capiba à brejeirice de canções de Dorival Caymmi e João do Vale.

O trato às canções escolhidas busca revelar seus diferentes planos harmônicos, valendo-se de uma vasta gama de contrapontos e contracantos. Além disso, as presenças no repertório de uma longa suíte de Tom Jobim e de uma canção de Heitor Villa-Lobos podem contribuir para situar o trabalho no campo da “música de câmara”.

O encorpado timbre de mezzo-soprano de Cintia Graton acalentará também algumas das canções do próprio Thiago Amud: um fado e um réquiem que alargam ainda mais o âmbito poético do recital, ao lado de duas de suas parcerias com Guinga – uma toada e uma capoeira.

Por fim, é bom lembrar que, se o Brasil é a tônica do repertório, a presença de um velho sucesso do repertório da portuguesa Amália Rodrigues reafirma o elo com a terra-matriz de nosso lirismo. Apesar de trilharem vários caminhos, os músicos enxergam a unidade subjacente a eles, tratando cada canção como se fosse um canto de um mesmo poema lírico. Confiram a primeira edição do poema!

Serviço:

Terça Brasileira no Paiol com a cantora Cintia Graton e o violonista e compositor Thiago Amud

Data e horário: dia 8 de dezembro de 2009 (terça-feira), às 20h

Local: Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho)

Ingressos: R$ 10 e R$ 5

Nenhum comentário: