sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Gestão do Clima Organizacional


Gestão do Clima Organizacional
de Ricardo Luz


Número de Páginas: 160

Uma obra voltada para profissionais do meio empresarial e acadêmico interessados no aperfeiçoamento contínuo das relações de trabalho.


Neste momento de acirrada competição, muitas empresas atravessam processos de fusão, privatização e terceirização, além da drástica redução de seu quadro de pessoal. Diante desse cenário, o que se pode esperar do estado de ânimo das pessoas que trabalham nessas organizações? Insegurança, desconfiança, perda de lealdade, apreensão e insatisfação, são as respostas mais prováveis.

No livro Gestão do Clima Organizacional, Ricardo Luz aborda o tema de forma prática e aponta os passos que as empresas devem seguir para identificar os problemas que afetam as relações de trabalho e prejudicam a produtividade e motivação dos funcionários. Fruto da rica experiência do autor como executivo em grandes corporações, a obra fornece informações relevantes sobre o clima organizacional. Desde como identificá-lo à concepção, aplicação e compilação de dados para diversos tipos de pesquisa, ele realça a importância dessa ferramenta gerencial poderosa, capaz de mensurar os impactos da cultura e das políticas de RH dentro da corporação.

Desse modo, Gestão do Clima Organizacional é um livro que ajudará profissionais do meio empresarial e acadêmico, que visam aperfeiçoar as relações de trabalho, a entender e controlar os variados estímulos aos quais estão submetidos os membros de uma organização, seja ela de médio, grande ou pequeno porte.

Conteúdo:

# O Que é Clima Organizacional?Relações entre Clima e Cultura Organizacionais
# A Quem Compete Avaliar o Clima Organizacional?
# Tipos de Clima Organizacional
# Aspectos Práticos sobre o Clima Organizacional
# Modelo de Questionário de Pesquisa do Clima Organizacional
# O que Algumas Empresas estão Fazendo para Melhorar o Clima Organizacional



O AUTOR
Ricardo Luz é diretor e professor do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Estácio de Sá. É mestre em Sistemas de Gestão, graduado em Direito e Pedagogia e pós-graduado em Administração de Recursos Humanos, com aperfeiçoamento nesta especialidade na State University of New York. Possui 23 anos de experiência na área executiva empresarial, onde atuou em organizações de renome como Danone Alimentos, Ponto Frio, Hering e Malhas Malwee. Além de possuir vários artigos publicados nos principais jornais e revistas especializadas em RH, é autor dos livros Clima Organizacional; Programas de Estágio e Trainee: como montar e implantar; Desenvolvimento de Chefia e Gestão do Clima Organizacional, editados pela Qualitymark Editora e LTr Editora.

UM RELANÇAMENTO






Nenhum comentário: