sexta-feira, 13 de novembro de 2009

TEATRO DA CAIXA APRESENTA “V MOSTRA CENA BREVE CURITIBA”


Evento expõe panorama da diversidade artística e cultural do Brasil

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta a “V Mostra Cena Breve Curitiba” de quarta (18) a segunda (23). O evento acontece desde 2005 e, a exemplo das edições anteriores, grupos de teatro profissionais se encontram para apreciar as mais diversas linguagens teatrais que representam a cena nacional e principalmente a curitibana, desenvolvida pelos coletivos de teatro. A Mostra conta com a presença de Gladis Tridapalli, mestre em dança, Francisco Gaspar Neto, graduado em Artes Cênicas e mestre em psicologia, e Francisco Medeiros, diretor teatral e professor de interpretação.

O espetáculo “Apropriação” abre esta edição. Concebido por Bel Garcia, com a ajuda de Marina Vianna, Leonardo Netto e Thierry Tremouroux, esta montagem inédita discute temas como livre arbítrio, autoria e impotência do homem perante o seu criador. “Apropriação” se inicia a partir do encontro de dois homens em um bar, que tentam descobrir como se preenche o tempo de uma pausa. Com a presença do autor, eles trocam experiências e memórias questionando através de viés bem-humorado suas identidades e funções.

A “V Mostra Cena Breve Curitiba” apresenta cenas com até quinze minutos de duração em que os grupos terão o desafio e a oportunidade de mostrarem seus trabalhos compartilhando o mesmo espaço cênico. Três cenas se apresentam por noite com um intervalo máximo de 10 minutos, para que o espectador assista em uma única noite três diferentes linguagens. O espetáculo é diferente de tudo que se está habituado a ver, dando uma característica de ineditismo ao evento e atendendo as solicitações da contemporaneidade.

A comissão de debates, formada pelos profissionais das Artes Cênicas, acompanhará as apresentações dos grupos e conduzirá um bate-papo após as apresentações. A tradutora e crítica de teatro Daniele Ávila comentará as peças no blog da Mostra.

O objetivo da Mostra é apresentar um panorama da diversidade artística produzida pelos grupos de teatro brasileiros, inaugurando uma nova forma de apresentar o teatro ao público. Além disso, visa promover o encontro de grupos de teatro que compartilharão suas produções artísticas num mesmo espaço cênico, consolidar o evento como parte do calendário cultural de Curitiba, e democratizar o acesso à cultura por meio de preços populares. Desta maneira o público tem a oportunidade de conhecer, num mesmo momento, as diferentes linguagens das companhias de Curitiba e outras regiões do Brasil, ao mesmo tempo em que consolida este segmento de teatro.

Serviço:

V Mostra Cena Breve Curitiba

Local: Teatro da CAIXA

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba

Data: de 18 a 23 de novembro

Horários: quarta 19h e 21h, quinta a sábado 21h e domingo e segunda 19h

Ingressos: R$6 e R$3 (meia)

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h)

Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes)

www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: