O curso é uma introdução à linguagem escrita e gestual que compõe as suítes de danças francesas, como Minuetos, Bourrés, Sarabandas, Gavotas e Gigas.
A 28ª Oficina de Música, um dos maiores eventos de música da América Latina, que acontece de 10 a 31 de janeiro de 2010 e reúne todos os anos em seus cursos mais de 1.500 participantes do Brasil e de outros países, traz mais uma novidade nesta edição: a dança barroca para músicos. Do dia 10 a 20 de janeiro, os alunos vão estudar e treinar passos, além de movimentos de mãos e braços que caracterizam o estilo barroco na dança, o que proporciona elementos importantes para aqueles que interpretam a música do século XVIII.
Ministrado pela professora Raquel Aranha, o curso é uma solicitação antiga da comunidade musical e com ele pretende-se mostrar a complexidade das danças barrocas, que estão presentes em grande parte do repertório instrumental.
O curso foi dividido em módulos que vão abordar o sistema de notação Chorégraphie, ou l'art de d'écrire la danse (Paris, 1700), a identificação da estrutura rítmica da dança, e a distinção entre compasso musical e compasso coreográfico, juntamente com o estudo do gestual. Logo na primeira etapa os alunos já começam a praticar passos-base nas coreografias de Minuetos. O restante dos dias vai ser dedicado à prática de mais passos que compõem as suítes de danças francesas.
O masterclass terá como material didático uma apostila que traz informações sobre as danças e coreografias trabalhadas em aula, além do CD que contém os principais tratados de dança barroca do século XVIII.
Raquel Aranha - Raquel Aranha estudou dança barroca sob orientação de Maria Angard Gaur, na Holanda, e com Cecília Gracio Moura e Christine Bayle, na França. Os estudos de violino barroco tiveram início nos Festivais Internacionais de Música Antiga de Juiz de Fora (com Luis O. Santos) e Curitiba (com Manfred Kraemer). Foi membro da “Armonico Tributo”, da “Orquestra Barroca do Mercosul” e da orquestra da “Academia Barroca Européia de Ambronay” (2004 e 2005), sendo que integra a “Orquestra Barroca do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga”, “Den Haag Baroque Orchestra” (direção de Luis O. Santos), e a “Companhia de Música” (direção de Cláudio Ribeiro).
A artista participou de diversos projetos em vários países, como Holanda, Portugal, Espanha, Alemanha e Coréia do Sul. Em 2006 concluiu o Bacharelado em Violino Barroco no Conservatório Real de Haia (Holanda), onde foi aluna de Ryo Terakado. Promoveu cursos no Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora, Semana de Música Barroca da UFMG, Encontro de Música Antiga de Olinda e também cursos e palestras em várias universidades brasileiras como a USP. Atualmente oferece uma disciplina de Dança Barroca na Universidade Estadual de Campinas. Em 2008 ingressou no Mestrado em Musicologia na mesma universidade, com estudos sobre a presença dos balés nas Óperas Portuguesas do século XVIII.
As inscrições para o curso de Dança Barroca e outros cursos da 28ª Oficina de Música de Curitiba já estão abertas. É possível se inscrever pelo site www.oficinademusica.org.br até o dia 22 de novembro.
Serviço:
28ª Oficina de Música de Curitiba (de 10 a 31 de janeiro de 2010)
Período de inscrições: 9 de outubro a 22 de novembro de 2009, no site www.oficinademusica.org.br
Valores: R$ 100 (um curso), R$ 150 (dois cursos), R$ 180 (três ou mais cursos distribuídos nas duas fases) e R$ 50 (minicursos).
Contato: oficinademusica@fcc.curitiba.pr.gov.br
Confira o programa do curso de Dança Barroca:
07 a 10. Introdução / Minueto / Passepied
· Conhecimento da notação Beuchamp-Feuillet (Chorégraphie, ou l'art de d'écrire la danse. Paris, 1700).
· Identificação da estrutura rítmica da dança e relação com os movimentos dos passos-base; distinção entre compasso musical e compasso coreográfico.
· Gestual barroco
· Prática de passos-base e movimentos de mão/braço que compõem a coreografia: pás-de-minuet à 1 mouvement, pas-de-minuet à 2 mouvements, pas-de-menuet `a la bohémienne, pas-de-menuet à 3 mouvements (pas de passepied)
11 e 12. Bourré / Gavotte
· Prática de passos-base e movimentos de mão/braço que compõem a coreografias: pás-de-bourré, jeté, balancé, coupé
13, 14, 15. Sarabande
· Prática de passos-base e movimentos de mão/braço que compõem a coreografia: demi-tour, pás grave, coupé, contretemps, pás-de-bourré
16 e 17. Giga
· Prática de passos-base e movimentos de mão/braço que compõem a coreografia: pás-de-bourré, contretemps, pás-de-sissone, assemblé
domingo, 8 de novembro de 2009
Oficina de Música terá curso de dança barroca
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário