quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Modos da representação política


Modos da representação política - o experimento da Primeira República brasileira
de Cristina Buarque de Hollanda


Coleção: Origem
Coedição: IUPERJ/UCAM
312 p.


Cristina Buarque de Hollanda é uma das maiores estudiosas da ciência política brasileira. Graduada em Ciências Sociais pela UFRJ, com mestrado e doutorado em Ciência Política pelo Iuperj, Cristina Buarque de Hollanda realizou extensão universitária na Università Degli Studi di Padova, na Itália. Leciona no Departamento de Ciência Política da UFRJ e coordenadora o Núcleo de Estudos de Teoria Política (Nutep). Desenvolveu estudos na área de violência e segurança pública e projeto sobre justiça transicional no Brasil, na Argentina, na África do Sul e no Timor Leste.



O leitor vai encontrar, nesse precioso estudo, um resgate do pensamento sobre a representação política elaborado durante a Primeira República. Criativa na classificação e na análise de suas vertentes, rigorosa na seleção e escrutínio das fontes, Cristina Buarque de Hollanda traz à tona a ideia de um pensamento dinâmico, em permanente tensão com as práticas políticas, e amadurecendo com elas, exatamente porque produzido por autores que eram também protagonistas da vida civil.

Ao final, o exame de um dos resultados dessa longa maturação, o Código Eleitoral de 1932, mostra que essa reforma tão esperada de nossa história política no primeiro terço do século XX, ainda que trazida pela Revolução de 1930, foi na verdade devidamente antecipada pelo embate intelectual do período anterior. (Cicero Araujo)

UM LANÇAMENTO










Nenhum comentário: