terça-feira, 24 de novembro de 2009

Dupla de violonistas chilenos se apresenta em BH em evento gratuito


Músicos apresentam música erudita chilena e latinoamericana para violão, no dia 28 novembro, no Museu Histórico Abílio Barreto

A dupla Orellana&Orlandini, integrada pelos renomados músicos chilenos Romilio Orellana e Luis Orlandini, vai apresentar canções clássicas para violão, em evento aberto ao público. A apresentação faz parte do Guitarríssimo, projeto idealizado pelo Instituto Cervantes que traz mensalmente a capital mineira renomados violonistas internacionais, oriundos de países que falam a língua espanhola. O projeto Guitarríssimo teve início no Brasil em 2007, no Instituto Cervantes de São Paulo. Na língua espanhola, guitarra significa violão.

Com vasta experiência internacional e reconhecidos por sua excelência e qualidade artística, o dueto de concertistas irá interpretar composições eruditas chilenas e latinoamericanas. Eles já se apresentaram nos mais importantes salões de concerto do Chile e do exterior. Em 2008, Romilio e Luis realizaram, com grande êxito, uma turnê internacional pelas principais cidades europeias, como Berna, Londres, Paris, Berlim e Madrid. Além de se apresentarem como dupla de violonistas, os músicos também já fizeram participações como solistas em orquestras.

Desde 2005, a dupla Orellana&Orlandini realiza um projeto chamado “Dois Violões para o Bicentenário”, no qual desenvolvem uma série de atividades como concertos, encomendas de novas obras a compositores, gravações e intercâmbios com os países irmãos do Bicentenário: Argentina, Colômbia e México.

Os músicos já apresentaram obras compostas especialmente para a dupla, assinadas pelos compositores chilenos Juan Antonio Sánchez, Javier Farías y Oscar Ohlsen. Em 2008, como uma forma de contribuição ao valioso trabalho de criação musical chilena e latinoamericana para a dupla, os músicos finalizaram seu primeiro CD, chamado “Dúo Orellana&Orlandini, Obras de Compositores Latinoamericanos”.

Esta edição do Guitarríssimo está sendo realizada em parceria com o Museu Histórico Abílio Barreto, que viabiliza o espaço para as apresentações que fazem parte do projeto. A próxima apresentação também acontecerá no museu, no dia 14 de dezembro, e contará com a participação do violonista argentino Víctor Pellegrini.

Romilio Orellana

Aclamado intérprete de violão clássico chileno, Romilio Orellana nasceu em Santiago e realizou estudos musicais na Faculdade de Artes da Universidade do Chile. Foi premiado em importantes concursos internacionais de violão, no Chile e no exterior. Desenvolveu uma destacável trajetória como solista e músico de câmara, tocando em mais de 20 países.

Luis Orlandini

Também nascido em Santiago, Luis Orlandini estudou na Faculdade de Artes da Universidade do Chile. Além de ser concertista, também é professor na faculdade de artes da universidade onde estudou e na Pontifícia Universidade Católica do Chile. Após ganhar seu primeiro prêmio em Munique, no ano de 1989, Orlandini desenvolveu uma carreira internacional atuando em importantes salões de vários países.

Serviço

Orellana&Orlandini

Data: Dia 28 de novembro, sábado

Horário: 20 horas

Local: Museu Abílio Barreto - Avenida Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim

Informações: Secretaria do Instituto Cervantes, (31) 3789-1600

Entrada Franca

Nenhum comentário: