quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Cine Luz será transferido para novas instalações

O Cine Luz encerra nesta quinta-feira as suas atividades no atual endereço. O cinema terá novas instalações em espaço cultural da Prefeitura

O Cine Luz, uma das salas de cinema mantidas pela Fundação Cultural de Curitiba, será transferido para um novo local. Nesta quinta-feira (12), o cinema encerra as suas atividades no atual endereço, na Rua 15 de Novembro, para ser reaberto em novo espaço cultural a ser construído pela Prefeitura, na Rua Riachuelo, dentro do projeto de revitalização da área. O complexo, que está sendo projetado pelo Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), prevê a utilização de parte da edificação do antigo quartel, cujas instalações foram transferidas para a Prefeitura. O novo espaço terá duas salas de cinema. Assim, além do Cine Luz será reaberto também o Cine Ritz.

O fechamento do Cine Luz atende as recomendações do Ministério Público e do Corpo de Bombeiros, que já vinham pedindo a adequação do local às atuais normas de acessibilidade e segurança. A Fundação Cultural solicitou ao Ippuc e também ao arquiteto que projetou o edifício novas propostas de adequação, mas ambos concluíram pela inviabilidade do uso do local para atividades públicas, considerando as especificações técnicas exigidas pelos órgãos governamentais.

Uma das exigências era a abertura de duas saídas de emergência independentes, com acesso direto para a rua. Não há alternativa viável para a execução desses acessos, uma vez que a sala ocupa o subsolo de uma edificação comercial. “A legislação da época permitia o funcionamento do cinema. Hoje já não é mais possível atender as normas, e por segurança, optamos pelo fechamento do espaço e posterior mudança para um outro local”, explica o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Paulino Viapiana.

O novo centro cultural a ser implantado terá duas salas de cinema, com modernas instalações e equipamentos digitais. O projeto arquitetônico está em fase de execução pelo Ippuc, devendo depois passar pelas etapas de orçamentos e licitação. A expectativa é que as obras iniciem ainda em 2010.

Nenhum comentário: