domingo, 8 de novembro de 2009

Caíto Marcondes é atração na CAIXA Cultural Curitiba


Percussionista carioca encerra em grande estilo a primeira temporada do projeto Solo Música

O palco do Teatro da CAIXA será de Caíto Marcondes na próxima terça (10). O percussionista carioca encerra a primeira temporada da série Solo Música, que estreou na CAIXA Cultural Curitiba em abril de 2009. Nesta apresentação, Caíto Marcondes mostra um resumo de seu trabalho como instrumentista, arranjador e compositor, sempre fazendo uso da improvisação para personalizar o espetáculo.

“Caíto une a tradição e a modernidade em suas composições e sua performance é deslumbrante, tendo a platéia participação importantíssima”, afirma Álvaro Collaço, produtor da série. O percussionista apresenta seu mais recente trabalho solo, “Auto-Retrato”, no qual se reveza entre diversos instrumentos como o xilofone, a marimba, o pandeiro e até mesmo o suíço hang.

Solo Música

A série Solo Música, iniciada em abril no Teatro da CAIXA, encerra em novembro seu primeiro ciclo de apresentações. Patrocinada pela CAIXA, a série não possui um gênero definido, mas é característica por apresentar somente concertos solo.

Delineada pela Álvaro Collaço Produções, especialmente para a CAIXA Cultural Curitiba, a série Solo Música foi desenvolvida a partir de uma observação dos espaços culturais da cidade. Segundo o produtor Álvaro Collaço, a série é exclusiva, pois diversifica os instrumentos e gêneros na mesma programação.

A estreia da série ocorreu com o norte-americano Tracy Silverman (violino elétrico). Posteriormente se apresentaram Marlui Miranda (música indígena), Zoltan Paulinyi (viola pomposa), Pereira da Viola (viola brasileira), Ângelo Esmanhotto (sarod), Cristina Braga (harpa), Rodrigo Capistrano (saxofone) e finaliza com Caíto Marcondes (percussão).

O projeto foi um sucesso comprovado pelo público presente, que lotou o teatro nas apresentações de Marlui Miranda, Pereira da Viola e Cristina Braga. A última edição de 2009 apresenta o percussionista carioca Caíto Marcondes, que já fez parceria com grandes nomes como Jaques Morelenbaum, Tracy Silverman, Milton Nascimento, Flávio Venturini, Francis Hime, Chico César, Airto Moreira, Joyce e Rita Lee.

Sobre Caíto Marcondes

Caíto Marcondes estudou percussão sinfônica e lançou em 1995 seu primeiro disco solo “Porta do Templo”, nos Estados Unidos, trabalho que foi incluído nos 150 melhores lançamentos de 1998 na Europa pelo World Music Charts Europe. Fez arranjos para Marlui Miranda e para a Orquestra Jazz Sinfônica. Em 2002 lançou “Sul Encontra o Norte”, um duo de violino e percussão gravado com Tracy Silverman. Realizou em 2003 turnê pela Europa e lançou “Danças, Jogos e Canções” com a Orquestra Popular de Câmera.

Neste ano e no seguinte realizou concertos com Tracy Silverman, com a Orquestra Sinfônica do Paraná e com a Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo, resultando em mais dois trabalhos gravados. Em 2005 gravou o disco “Auto-Retrato”, seu mais recente trabalho, que teve a participação de Marlui Miranda e Mônica Salmaso, além de efeitos sonoros produzidos pelo público presente. Apresentou-se na Alemanha, Holanda e Bélgica.

Serviço: Projeto Solo Música – Caíto Marcondes - Percussão Local: Teatro da CAIXA Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba Data: 10 de novembro Horários: terça 20h30 Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia) Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h) Classificação etária: Livre para todos os públicos Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes) www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: