quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Mundial de Windsurf começa nesta quarta em Ilhabela


Cinqüenta velejadores, de dez países, competem até domingo na raia montada na praia da Armação

São Paulo (SP) - Cinquenta dos melhores windsurfistas do planeta – entre eles o atual campeão mundial e pelo menos seis "top 15” do mundo – começam a disputar, nesta quarta-feira, o Wind Brasil – Mundial de Fórmula Windsurf 2009. A competição, uma das mais importantes do calendário internacional, será realizada até domingo, no Centro Náutico BL3, na praia da Armação, em Ilhabela (SP). Estarão em jogo importantes pontos para os rankings da International Sailing Federation (ISAF), da International Windsurfing Association (IWA) e da International Formula Windsurfing Class (IFWC).

Entre os brasileiros favoritos a um lugar no pódio estão o catarinense, bicampeão mundial de Fórmula (peso leve) e líder do ranking 2009 Wilhelm Schurmann; o baiano radicado no litoral paulista e tetracampeão nacional Paulão dos Reis (11º no ranking) e o cearense Gabriel Browne, velejador do país mais bem colocado (9º) na Copa do Mundo de Fórmula Windsurfing, realizada mês passado, em Santa Pola, Espanha. "O fato de conhecermos a raia onde acontece o campeonato traz uma vantagem para a gente”, avisou Schurmann.

As principais estrelas internacionais da modalidade já estão em Ilhabela. Destaque para o argentino Gonzalo Costa Hoevel, segundo do ranking, vencedor do Wind Brasil, em 2008, em Fortaleza, e campeão sul-americano em torneio disputado, também no ano passado, na praia da Armação, mesmo local onde acontece agora o evento organizado pela empresa cearense Arrow Marketing, e também para o australiano Steve Allen, medalha de ouro na Copa do Mundo de Santa Pola.

O polonês Wojtek Brzozowiski, o inglês Ross Williams (7º no ranking) e o dinarmarquês Jesper Vestersrom (8º no ranking) e o italiano Alberto Menegatti (13° no ranking) também figuram como fortes candidatos à vitória no Brasil. "A nata da Fórmula Windsurf mundial estará no Litoral Paulista, o que garantirá disputas equilibradas e emocionantes em todas as regatas”, avaliou Teka Lenz, presidente da Associação Brasileira de Windsurf (ABWS). "O nível técnico será altíssimo, podem ter certeza”, apontou Décio Sanford, diretor da Arrow Marketing.

O ranking mundial de Fórmula Windsurfing é formado pela somatória de pontos da Copa do Mundo (cada ano é disputado em um país diferente - esse ano foi em Santa Pola), pelo Grand Prix Tour (concentra a maior premiação e tem, em 2009, duas etapas na Polônia e duas no Brasil) e também pelos campeonatos continentais e nacionais. A segunda etapa do GP Tour na América do Sul, também organizada pela Arrow Marketing, está programada para ocorrer entre os dias 25 e 29 de novembro, em Fortaleza (CE).

Capital dos esportes náuticos - A escolha de Ilhabela para ser sede de uma das provas do Mundial, de acordo com Décio Sanford, se deu porque ela é considerada a capital dos esportes náuticos do País, recebe o maior evento de vela de oceano da América Latina (a Semana de Vela, em julho), além de ser responsável pela formação de diversos campeões do windsurfe.

Investimento alto - O investimento para a realização do Wind Brasil – Mundial de Fórmula Windsurf 2009 em Ilhabela é de R$ 1 milhão, de acordo com Décio sanford. Os recursos para a realização do torneio mundial no Litoral de São Paulo foram viabilizados pela própria Arrow Marketing, com apoio do Ministério do Turismo, Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura de Ilhabela.

Além da etapa em Ilhabela, a Arrow Marketing é responsável pela organização da outra prova do Mundial de Fórmula Windsurfing na América do Sul, que este ano acontece entre 25 e 29 de novembro, em Fortaleza (CE). E também da etapa brasileira do Mundial da modalidade Freestyle, entre os dias 3 e 13 de dezembro, na praia do Icaraizinho, em Amontada, Ceará.

Os três eventos válidos pelo Mundial organizados pela empresa cearense em 2009 contam com a chancela da Associação Brasileira de Windsurf (ABWS), entidade que conta com cinco mil atletas em seu quadro de associados.

Muito mais em 2010 – No próximo ano, o Wind Brasil, projeto responsável pelas etapas do Mundial de Windsurf realizadas no Brasil desde 1997, vai crescer. Se em 2009, a Arrow Marketing se comprometeu em promover três etapas - de duas modalidades - no País, em 2010 este número vai crescer. "Em primeiro lugar, vamos agregar a classe RSX Olímpica (faz parte do programa dos Jogos Olímpicos) junto com a Fórmula”, avisou Décio Sanford.

O executivo afirmou também que em vez de três provas, serão quatro ao todo no território nacional: uma de Freestyle, no Ceará, e três que englobariam disputas da Fórmula e da RSX Olímpica, uma na Ilhabela, uma em Búzios (RJ) e outra em Fortaleza (CE). "Com essas competições, queremos fomentar ainda mais o turismo náutico e também a prática do esporte no Brasil”, afirmou Décio Sanford.

Credenciamento de imprensa termina nesta terça-feira – A imprensa interessada na cobertura da etapa de Ilhabela do Mundial deve se credenciar até esta terça-feira, às 17 horas pelo email zdl@zdl.com.br. Como será disponibilizada embarcação para acompanhamento das regatas, é fundamental que os veículos se credenciem, definindo os nomes e funções de seus profissionais.

A etapa de Ilhabela do Wind Brasil – Mundial de Fórmula Windsurfe 2009 é uma realização da Arrow Marketing, representante oficial das entidades internacionais de windsurfe no Brasil e na América do Sul, com apoio do Ministério do Turismo, Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura Municipal de Ilhabela.

LEIA *

Nenhum comentário: