sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Festival Internacional de Cinema Super 8


Estão abertas as inscrições para o Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba até o dia 10 de outubro. Em sua quinta edição, o festival que iniciou como mostra abre pela segunda vez suas portas para receber filmes do mundo todo – no ano passado foram exibidos 47 trabalhos de onze países. Os curtas-metragens podem ser enviados por correio para um dos três pontos de coleta nas cidades de Curitiba, Londres e Estocolmo. A Caixa Econômica Federal promove o evento através da CAIXA Cultural Curitiba, que o recebe em sua sede na cidade, pelo segundo ano consecutivo, entre os dias 23 e 25 de outubro.

Filmes finalizados a partir de 2006 em Super 8 concorrem a prêmios – como os oferecidos pela Kodak, que renova a sua parceria com o festival: são quatro rolos de filme 16mm e cinco cartuchos Super 8. Trabalhos produzidos no formato e finalizados em digital também participam de competitiva própria. Já a criação da mostra Informativa é uma das notáveis novidades da edição. Na busca por apresentar a memória da cultura no formato, o festival abre as inscrições sem distinção de data, o que permitirá o envio de trabalhos realizados em anos longínquos.

Cidade com tradição no suporte, Curitiba não foi apenas a sede de um dos principais festivais de Super 8 do País na década de 70. Muitos de seus principais realizadores produziram no formato – como Pedro Merege, Valêncio Xavier, Fernando Severo, Marcos Jorge; sendo que os últimos dois foram jurados da edição do ano passado do Curta 8, o único festival dedicado ao Super 8 a ser realizado em 2009 no Brasil.

Após o sucesso da iniciativa de 2008, o festival repetiu a dose e promoveu, no início do mês de setembro, mais uma oficina de Tomada Única, em que onze realizadores foram instigados a produzir um filme com um único rolo de Super 8 – a edição é feita na câmera, no próprio ato de filmar enquanto a sonorização pode ser gravada ou apresentada ao vivo. Como a revelação fica a cargo da organização do festival, realizadores e público assistirão aos trabalhos pela primeira vez durante o evento.

O festival tem idealização e curadoria de Leandro Bossy. É produzido por Antonio Carlos Domingues/Perfil Comunicação. E conta em sua equipe com Nikola Matevski e Rafael Urban. Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba é uma promoção da Caixa Econômica Federal, através da CAIXA Cultural Curitiba.

Foto: Nicole Lima
O belga Justine's Dream, que venceu o prêmio de melhor filme estrangeiro em 2008

Nenhum comentário: