quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Zuenir Ventura participa de debate

Zuenir Ventura participa de debate sobre Jornalismo Literário no CCBB Itinerante – etapa Fortaleza

A programação do Centro Cultural Banco do Brasil Itinerante de Fortaleza terá a presença do escritor e jornalista Zuenir Ventura, dia 12 de agosto, no debate de idéias: Jornalismo Literário – O new journalism e as experiências inovadoras do jornalismo brasileiro. A escritora e cronista Ana Miranda também participa do evento, que será realizado no Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura com entrada gratuita.

O objetivo do debate é discutir sobre o jornalismo literário, no Brasil e no mundo, apresentando o que de melhor foi produzido no gênero. Zuenir Ventura irá comentar o tema em linhas gerais, além de falar sobre sua carreira e, em especial, do processo de trabalho para elaboração do livro O Acre de Chico Mendes -- série investigativa, lançada pela Cia. das Letras, dentro da coleção Jornalismo Literário. O jornalista vai falar, ainda, sobre os livros Cidade Partida, livro-reportagem sobre a violência no Rio, 1968 – o Ano que Não Terminou e O que Fizemos de Nós. A cronista Ana Miranda fará um breve relato de sua atividade e, também, comentará sobre as obras de Machado de Assis e Euclides da Cunha.

Zuenir Ventura
Com mais de 40 anos de experiência, o jornalista e escritor é um dos grandes nomes da imprensa brasileira. Seu livro 1968 -- O Ano que Não Terminou, na 43ª edição, serviu de inspiração para a minissérie Os Anos Rebeldes, produzida pela TV Globo, e para o documentário O Homem que Disse Não, do cineasta francês Olivier Horn. Cidade Partida, um livro-reportagem sobre a violência no Rio, ganhou o Jabuti e foi traduzido na Itália. O Acre de Chico Mendes, uma série investigativa, rendeu ao escritor os Prêmios Esso Vladimir Herzog de reportagem. A série investigativa foi transformada em livro. Escreveu ainda O Rio de J. Carlos, Inveja -- Mal Secreto, Crônicas de um Fim de Século, Minhas Histórias dos Outros, O que Fizemos de Nós, entre outros.

Ana Miranda

Escritora e cronista da revista Caros Amigos e do jornal Correio Braziliense, escreveu inúmeros livros. Entre eles: Boca do Inferno (Prêmio Jabuti 1989), Desmundo, Amrik, Dias e Dias (Jabuti 2003), Deus-Dará – Crônicas Publicadas na Caros Amigos –, e Prece para uma Aldeia, de 2004.

CCBB Itinerante
Com o objetivo de levar arte, cultura e lazer a várias capitais do país, o Banco do Brasil realiza mais uma edição do Centro Cultural Banco do Brasil Itinerante. Este ano, o projeto passará por 18 cidades com eventos sócio-culturais. Durante 95 dias, crianças, jovens e adultos das cinco regiões do país serão beneficiados com eventos nas áreas de música, teatro, literatura, cinema, dança e artes plásticas. O objetivo é democratizar a cultura e revelar novas tendências artísticas, proporcionando a valorização dos talentos locais.

SERVIÇO
Ideias: Jornalismo Literário, com Zuenir Ventura e Ana Miranda
Dia 12/agosto, às 20h

Entrada gratuita

Classificação indicativa: 12 anos

Local: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Nenhum comentário: