terça-feira, 25 de agosto de 2009

Solar dos Guimarães será centro de estudos multimeios

O prédio histórico foi totalmente recuperado para abrigar o Ponto de Cultura Solar dos Guimarães – Centro de Estudos Multimeios.

A inauguração acontece no próximo dia 26.

A Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba inauguram na próxima quarta-feira (26) um novo espaço cultural. Depois de uma ampla reforma, o Solar dos Guimarães, unidade de interesse de preservação localizada no centro histórico da cidade, será transformado num dos mais modernos centros de formação em música eletrônica e mídias digitais. A reforma e o projeto de instalação dos cursos de formação profissional foram feitos em parceria com o Ministério da Cultura. O Solar dos Guimarães torna-se, portanto, mais um “Ponto de Cultura” a ser instalado em Curitiba, seguindo o modelo proposto pelo MinC.
Os cursos em diversas áreas – música eletrônica, mídias digitais, fotografia, computação – têm o propósito de oferecer ao público jovem novas oportunidades profissionais, além de ampliar as opções de aprendizado e cultura. Eles vão aprender, por exemplo, como criar um blog, um podcast e um videoblog, como fazer mixagem, masterização, captação e edição de imagens, e ainda aprender técnicas de webdesign, entre outras habilidades na internet, com a utilização de softwares livres.
Depois de ter uma noção geral das diferentes possibilidades de atuação no campo da arte digital, os alunos terão novas opções de cursos para se especializar e aprofundar os conhecimentos de forma a obter a prática necessária para a sua inserção no mercado de trabalho.
A intenção é dirigir esses cursos para o público que tem poucas chances de atuar nesse mercado, justamente pelo alto custo dos equipamentos. O espaço será dotado de infraestrutura física para que os alunos aprendam, desenvolvam seus projetos e levem informações para as suas comunidades. Além disso, pretende-se realizar um trabalho de pesquisa, resgate e preservação da técnica e conhecimento utilizados nas diversas áreas trabalhadas.
Os primeiros cursos iniciam no dia 1º de setembro, e são direcionados a jovens de entre 14 a 23 anos. São quatro turmas de Dj e novas mídias e uma turma de fotografia digital. 40% das vagas foram destinadas aos participantes do Programa Pró-Jovem (governo federal). O restante das vagas foi preenchido por alunos selecionados nos núcleos regionais da Fundação Cultural.
Histórico - O prédio do Solar dos Guimarães foi construído no século 19 como residência da alta burguesia da época. No início do século 20 transformou-se em ponto comercial, tendo servido a várias atividades. Em 1979 o casarão sofreu um incêndio, restando apenas as paredes perimetrais, que constituem importante testemunho da arquitetura eclética alemã. O imóvel foi adquirido e recuperado pelo município para abrigar a Casa da Memória.
Em 1992, uma parte do imóvel, com entrada pela rua Mateus Leme foi totalmente reconstruída e destinada ao Conservatório de Música Popular Brasileira, recebendo continuamente obras de manutenção. A outra parte da edificação, entretanto, com entrada pela rua Treze de Maio, teve que ser interditada por problemas estruturais.
Fechado há mais de uma década, o prédio histórico foi reformado dentro do programa de Recuperação dos Espaços Culturais, da Prefeitura Municipal. A proposta de recuperação do Solar dos Guimarães foi inscrita, em 2005, no edital do Programa Cultura Viva, e concorreu com projetos de todo o Brasil. O programa do Ministério da Cultura é dirigido às práticas culturais e educativas que envolvam os campos das artes, do patrimônio cultural e da comunicação cultural, desenvolvidas para a comunidade.
O prédio recebeu reforços na estrutura de sustentação da casa e do telhado, e teve todo o piso e a fiação elétrica substituídos, além das obras de adequação do espaço para abrigar o novo Ponto de Cultura. O trabalho de recuperação envolveu o investimento de aproximadamente R$ 1 milhão, com recursos provenientes do MinC e da Prefeitura Municipal.


Serviço:
Ponto de Cultura Solar dos Guimarães – Centro de Estudos Multimeios
Inauguração: 26 de agosto, às 19h30
Rua 13 de Maio, 571.

Nenhum comentário: