terça-feira, 4 de agosto de 2009

Hora da Prosa discute a valorização dos museus

Mário Chagas, diretor do Departamento de Processos Museais do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, profere palestra nesta quarta-feira (5).

O programa Hora da Prosa, desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba, promove uma edição especial, às 19h desta quarta-feira (5), no Memorial de Curitiba. O encontro tem como convidado Mário Chagas, diretor do Departamento de Processos Museais do recém-criado Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM. A mais nova autarquia do governo federal, ligada ao Ministério da Cultura, coordenará as ações da Política Nacional de Museus e promoverá melhorias na gestão do setor museológico brasileiro.

A palestra de Mário Chagas insere-se no trabalho que a Fundação Cultural de Curitiba desenvolve há cerca de dois anos, visando à reformulação de sua política para o patrimônio cultural. Estão em estudos propostas de modelos mais eficientes para que a instituição possa cumprir com sua responsabilidade de proteger, preservar, valorizar e divulgar os bens culturais de interesse de preservação do município. Entre as propostas estão a valorização e revitalização dos museus da cidade, que já foram referência nas áreas de Gravura, Fotografia e Artes Plásticas.

A Diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Cultural de Curitiba está investindo numa definição mais ampla do conceito de museus, buscando alinhar sua política às normas gerais reguladoras, instituídas pelo Estatuto de Museus. O estatuto estabelece, define e regula procedimentos para instituições museológicas em suas tarefas de rotina, com normas de preservação, conservação, restauração e segurança dos bens culturais. Também ressalta a obrigatoriedade de um plano museológico e de um programa de segurança.

A palestra – Com o título de “Museu: Poéticas e Políticas”, a palestra de Mário Chagas irá apresentar ao público a Política Nacional de Museus, cujas ações serão coordenadas pelo recém-criado Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM. O diretor do Departamento de Processos Museais da nova autarquia federal abordará, entre outros assuntos, o funcionamento do instituto, ligado ao Ministério da Cultura. Com sede em Brasília, o IBRAM assumirá as funções do Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, no setor dos museus federais, incorporando todas as unidades museológicas da instituição. Além disso, o órgão iniciará um diálogo entre a área de museus e as artes visuais e criará instituições em municípios de pequeno porte, favelas, áreas quilombolas e indígenas.

O palestrante – Poeta e museólogo, Mário de Souza Chagas é mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atual diretor do Departamento de Processos Museais do IBRAM, já respondeu pelo Museu Joaquim Nabuco e pelo Museu do Homem do Nordeste, ambos ligados à Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).

O museólogo foi chefe do Departamento de Dinâmica Cultural do Museu Histórico Nacional, coordenador técnico do Museu da República e do Demu/Iphan e diretor da Escola de Museologia da UniRio. Participou da renovação e da criação de diversas instituições museológicas, entre as quais se destacam o Museu da República, Museu do Estado do Piauí, Museu da Arte Moderna Aluisio Magalhães, Museu do Homem do Nordeste, Museu da Limpeza Urbana – Casa de Banhos Dom João VI, Museu Casa dos Presidentes – Palácio Rio Negro e Museu do Flamengo.

Chagas publicou livros e artigos no Brasil e no exterior, especialmente em Portugal. Atua como consultor do Museu das Missões e do Museu da Maré, professor adjunto da Escola de Museologia e do Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio da UniRio, além de ser professor visitante da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa.

Hora da Prosa – O programa Hora da Prosa, desenvolvido pela Diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Cultural de Curitiba, promove discussões mensais sobre temas relacionados à história, à memória e ao patrimônio cultural de Curitiba. Também são realizadas edições especiais, que abordam questões patrimoniais de relevância nacional e internacional.

Os palestrantes são escolhidos entre profissionais que atuam na área do patrimônio cultural. Voltadas a um público formado por historiadores, arquitetos, antropólogos, artistas, professores e estudantes universitários, as reuniões permitem ampliar conhecimentos e, filmadas em formato digital, são incorporadas ao Centro de Documentação da Casa da Memória.

O programa tem o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos) e do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), sendo considerado curso de capacitação para os funcionários da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Serviço:

Programa Hora da Prosa – edição especial

Palestra “Museu: Poéticas e Políticas”, a cargo de Mário Chagas, diretor do Departamento de Processos Museais do recém-criado Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM.

Data e horário: dia 5 de agosto de 2009 (quarta-feira), às 19h

Local – Salão Paranaguá do Memorial de Curitiba (Rua Claudino dos Santos, 79 – Setor Histórico)

Entrada franca

Nenhum comentário: