sexta-feira, 3 de julho de 2009

Bosque do Papa comemora 29º aniversário da visita de João Paulo II


A entrega das casas restauradas pela Prefeitura acontece neste domingo (5), na festa em homenagem ao Papa João Paulo II, realizada anualmente pela comunidade polonesa.



O Bosque do Papa – Memorial da Imigração Polonesa sedia neste domingo (5) a festa em comemoração ao 29º aniversário da visita do Papa João Paulo II a Curitiba. A homenagem ao papa falecido em 2005 tem início às 13h e completa-se com a entrega de duas casas de troncos, restauradas pela Prefeitura de Curitiba. Datadas do século 19, as casas em troncos encaixados sem pregos integram a paisagem do bosque, e remetem ao modo de vida dos primeiros imigrantes poloneses.

Neste ano, o tradicional encontro promovido pela Fundação Cultural de Curitiba, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Missão Católica Polonesa no Brasil e Braspol também comemora outras datas importantes para a comunidade polonesa. Com uma extensa programação cultural, serão lembrados os 140 anos da imigração polonesa no Brasil, os 50 anos da presença da Congregação Sociedade de Cristo no Brasil, os 20 anos da democratização da Polônia e o Dia do Imigrante Polonês no Paraná, festejado em 2 de maio. A entrada é franca.

Entre as atrações oferecidas ao público estão apresentações de grupos folclóricos, bandas e corais. A entrega das casas restauradas será às 16h, com a presença de Dom Pedro Fedalto, arcebispo emérito de Curitiba; Rizio Wachowicz, presidente da Braspol; e padre Zbigniew Jósef Minta, provincial da Sociedade de Cristo.

Composto por sete casas de troncos de pinheiro encaixados, o Memorial reconstitui o ambiente no qual viviam os imigrantes que começaram a chegar a Curitiba em 1871. Duas das casas foram tratadas e recuperadas da infestação de cupins. A madeira recebeu aplicações de produtos preventivos para evitar novos ataques das pragas. Alguns troncos muito comprometidos foram substituídos por madeira nova. O telhado de barro também foi trocado.

Todo o trabalho de desmontagem, tratamento e remontagem teve acompanhamento de um arquiteto especialista em patrimônio histórico.



Confira a programação completa:

13h – apresentações das bandas polonesas “Os Guri” e “Herdeiros da Polônia”; grupos folclóricos italiano “Anima Dantis”, português “Alma Lusa” e polonês “Wesoly Dom”; corais “Santa Cecília” e “Santa Ana de Abranches

16h – entrega das duas casas típicas restauradas pela Prefeitura Municipal de Curitiba no Bosque João Paulo II, com descerramento de placa comemorativa.

17h – apresentação da banda polonesa “Coração Nativo”



Serviço:

Festa do 29º Aniversário da visita do Papa João Paulo II a Curitiba, com a entrega de duas casas de troncos, restauradas pela Prefeitura Municipal

Data e horário: dia 5 de julho de 2009 (domingo), a partir das 13h

Local: Memorial da Imigração Polonesa – Bosque João Paulo II (Rua Mateus Leme)

Entrada franca

Nenhum comentário: