terça-feira, 2 de junho de 2009

Wagner Polistchuk comanda concerto da Orquestra de Câmara de Curitiba



Apresentações no fim de semana marcam a estreia dos novos músicos integrantes da Orquestra e também do maestro na direção artística da Camerata Antiqua de Curitiba.



O destaque da programação musical do fim de semana fica por conta do concerto da Orquestra de Câmara de Curitiba, grupo musical mantido pela Prefeitura Municipal, com apresentações às 20h de sexta-feira (5), na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, e às 18h30 de sábado (6), na Capela Santa Maria. A regência estará a cargo do maestro Wagner Polistchuk, em sua primeira apresentação desde que assumiu a direção artística da Camerata Antiqua de Curitiba, no mês de abril passado.

O concerto também propicia a apresentação dos novos integrantes da Orquestra, os instrumentistas Priscila Vargas Pellanda (spalla violino), Martina Lohmann Weingaertner e Paulo André Hübner (solistas violino II), Flávia Motta de Oliveira Guinez (solista viola), Faisal Kamaal Hussein (solista violoncelo) e Pablo Eduardo Guinez Vergara (solista contrabaixo).

Parte instrumental da Camerata Antiqua de Curitiba, que em 2009 comemora 35 anos de atividades, a Orquestra de Câmara de Curitiba também desenvolve carreira própria e é considerada um dos principais grupos do país. A chegada de Wagner Polistchuck como diretor artístico integra a estratégia da Fundação Cultural de Curitiba para fortalecer o grupo, seguindo caminhos de modernização trilhados por orquestras de todo o mundo.

O maestro, que já regeu a Camerata Antiqua em várias ocasiões e respondeu pela condução do Coro da Camerata em concerto cênico, também participou da gravação de um dos CDs do grupo. “A vinda de Wagner Polistchuk é mais um significativo acréscimo na brilhante trajetória da Camerata Antiqua de Curitiba”, destaca o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Paulino Viapiana.



O concerto – As apresentações da Orquestra de Câmara de Curitiba, neste fim de semana, integram a temporada 2009 de concertos patrocinada pela Volvo. O repertório diversificado evidencia a versatilidade dos músicos, na execução de obras de Fernando Morais (1966), Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959), Carl Nielsen (1865-1931) e Nikos Skalkottas (1904-1949).

O programa selecionado pelo maestro Wagner Polistchuk abre com a peça Sertão Urbano, de Fernando Morais, que pela primeira vez será executada no Paraná. Composta em 2003, a obra foi vencedora do Concurso de Composição Cláudio Santoro, realizado pela UnB – Universidade de Brasília, em 2003, e retrata a saga de um retirante nordestino que migra para um grande centro urbano em busca de novas oportunidades.

Na sequência, a composição Ciranda das Sete Notas, de Heitor Villa-Lobos. Composta em 1933, para orquestra de cordas e fagote solo, a obra evidencia a tradição do autor em utilizar temas de cantigas e quadras infantis para criar obras mais complexas. O solista convidado é o fagotista Alexandre Silvério, que integrou várias orquestras paulistas, além de ter atuado com músicos e grupos renomados, entre eles as orquestras Sinfônica e Filarmônica de Berlim, sob a regência de consagrados maestros.

O repertório também conta com a Pequena Suíte Opus 1, que marcou a estreia do dinamarquês Carl Nielsen como compositor. Escrita em 1890, a obra para orquestra de cordas obteve sucesso imediato e contribui para colocar o autor entre os mais importantes compositores da Escandinávia.

O concerto encerra com Cinco Danças Gregas, de Nikos Skalkottas, compositor grego de grandes méritos que estudou na Academia Prussiana das Artes (Alemanha). As Danças Gregas, com caráter folclórico e que guardam lembranças da formação musical do autor, estão entre as obras mais populares de Skalkottas. Compostas entre 1931 e 1936, as peças foram arranjadas para diferentes agrupamentos instrumentais, além de receberem nova orquestração entre 1948 e 1949.



Serviço: Apresentações da Orquestra de Câmara de Curitiba, sob a regência do maestro Wagner Polistchuk, dentro da temporada de concertos 2009 patrocinada pela Volvo. Datas e horários: dia 5 de junho de 2009 (sexta-feira), às 20h, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Av. Nossa Senhora Aparecida, 1.637 – Seminário), com entrada franca; dia 6 de junho de 2009, às 18h30, na Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro). Ingressos a R$ 10 ou R$ 5 (mais um quilo de alimento não perecível) / promoção não cumulativa.

Um comentário:

Anônimo disse...

maestro
Parabéns vc continua Lindo!!!!!!!!!!!