terça-feira, 2 de junho de 2009

Orquestra À Base de Sopro grava DVD com Arrigo Barnabé


O show de gravação do DVD será na próxima quinta-feira (04),

às 21h, no Guairão.






A Orquestra À Base de Sopro, grupo musical da Fundação Cultural de Curitiba, faz a gravação do seu primeiro DVD, com um show na próxima quinta-feira (04), às 21h, no Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Teatro Guaíra). O DVD terá a participação especial do compositor Arrigo Barnabé, que criou a obra Metamorfose especialmente para o grupo curitibano. Além dessa composição, Arrigo tocará e cantará com a orquestra um dos seus maiores sucessos – a suite Clara Crocodilo, considerada um marco da Vanguarda Paulistana, movimento musical dos anos 80. Arrigo terá o acompanhamento das cantoras Daniella Gramani, Helena Bel e Thayana Barbosa. Com as duas composições, o espetáculo terá aproximadamente uma hora de duração.

Os primeiros contatos entre Arrigo Barnabé e a Orquestra À Base de Sopro se estabeleceram com a vinda do compositor para uma das Oficinas de Música de Curitiba, a convite da direção do festival. Conhecendo o trabalho do grupo, Arrigo manifestou seu interesse em compor uma obra especialmente para a orquestra curitibana, o que se concretizou em 2006. “À medida que compunha alguns trechos, ele nos enviava o material para trocarmos idéias. Foi um processo muito interessante, que resultou num trabalho de grande qualidade”, conta Sérgio Albach, regente e diretor artístico do grupo. Metamorfose estreou num show da Orquestra À Base de Corda, com a participação de Arrigo, em dezembro de 2006.

A proposta de unir Metamorfose e Clara Crocodilo, em arranjos especiais para orquestra de sopros, numa reverência à obra de Arrigo Barnabé, partiu do flautista Sebastião Interlandi Júnior. Integrante da Orquestra À Base de Sopro, o músico elaborou o projeto do DVD e obteve os recursos para sua execução pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Curitiba (modalidade Mecenato Subsidiado). O projeto foi aprovado no ano passado.

“Metamorfose é uma música muito interessante que merece ser registrada, enquanto Clara Crocodilo é pouco tocada e gravada, apesar da importância que ela tem na música brasileira”, afirma Sebastião Interlandi. O show para captação de imagem e som é apenas a primeira etapa do projeto. Sebastião prevê mais três meses de trabalho para edição do material e acredita que até o final do ano fará o lançamento do DVD.



O músico - Arrigo Barnabé surge na cena musical brasileira no final dos anos 70 e ganha reconhecimento quando lança o álbum independente Clara Crocodilo, em 1980, considerado o marco inicial da vanguarda paulista. O músico propõe uma fusão entre a música popular urbana e a música erudita contemporânea. Outro marco de sua carreira é o LP Tubarões Voadores, de 1984, que mostra o resultado de sua pesquisa de unir música e história em quadrinhos. Várias vezes premiado, foi bolsista da fundação Vitae, e apresentou-se em diversos festivais pela Europa e América do Sul. O músico compôs óperas contemporâneas e foi autor de trilhas sonoras de vários filmes, como Doutores da Alegria, que lhe rendeu prêmios. Atualmente escreve a trilha sonora para o filme Família muda e vende tudo, de Allain Fraisnot.



A orquestra – Considerada um dos principais grupos de música instrumental brasileira, a Orquestra À Base de Sopro é composta por 17 músicos que se dividem na execução de flautas transversais, clarinetes, clarone, sax alto, sax tenor, trompetes, trombones e uma base rítmico-harmônica formada por piano, guitarra, baixo, bateria e percussão. Em 2007, lançou um CD com músicas de Waltel Branco e foi convidada a participar do 8° Festival de Música Instrumental de Tatuí. A Orquestra ganhou, em 2002, o prêmio Saul Trumpet de melhor grupo instrumental. Foi indicada para o Prêmio TIM na categoria revelação 2008 pelo CD Mestre Waltel.



Serviço: Orquestra À Base de Sopro e Arrigo Barnabé – Show de gravação do DVD Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto – Guairão Data: 4 de junho de 2009 (quinta-feira), às 21h Ingressos: R$ 20 e R$ 10 Informações: (41) 3304-7982

Nenhum comentário: