quinta-feira, 11 de junho de 2009

Pai e filho apresentam o show Menandrices, no Paiol

Cláudio e Cauê Menandro apresentam um repertório de composições próprias. O espetáculo acontece neste fim de semana, no Teatro Paiol.

O músico Cláudio Menandro apresenta-se pela primeira vez ao lado de seu filho Cauê, no espetáculo Menandrices, que acontece neste sábado (13), às 21h, e domingo (14), às 19h, no Teatro Paiol. Com trabalhos musicais e repertórios distintos, pai e filho revelam nesse show os seus talentos como cantores, compositores e instrumentistas.

Cláudio Menandro começou sua carreira como violonista de música barroca e renascentista. Chegou a tocar viola da gamba e aperfeiçoou-se no Conservatório de Música Antiga de Genebra. Participou do concerto Barroco Brasileiro, em Basel (Suíça), e do Festival de Violão de Munique (Alemanha). Gravou seu primeiro disco em 1986, interpretando os clássicos do repertório para violão. Em 1988, gravou seu segundo disco, voltado para clássicos do cancioneiro popular. A partir daí, a música instrumental brasileira e o choro também passam a fazer parte do seu repertório.

Em 2005, Cláudio Menandro participou da programação do Ano do Brasil na França, fazendo cinco shows em Paris com o grupo Três no Choro. Gravou dois CDs com composições próprias – Sombra e Água Fresca (2002) e Descansado (2006) – com participações dos clarinetistas Paulo Sérgio Santos e Proveta. Já dividiu o palco com nomes como o cravista Edmundo Hora, o pianista João Carlos Assis Brasil, Dominguinhos, Roberto Correa, Luiz Otávio Braga, Mônica Salmazo, Toninho Carrasqueira, entre outros. Em 2007 fez uma turnê pelo Brasil com o clarinetista Paulo Moura, pelo projeto Circular Brasil, da Petrobras. No momento está concluindo seu último CD – Choro Curitibano - dedicado à obra de compositores de choro da cidade de Curitiba.

O filho - Cauê Menandro começou a estudar violão com o seu pai. Paralelamente ao estudo do violão despertou o interesse pela percussão e desde então vem se aprimorando com um trabalho de pesquisa em cultura popular. Foi integrante de dois grupos de percussão durante dois anos, Maracaeté e Estrela do Sul, ambos voltados para a pesquisa de ritmos brasileiros, em especial o maracatu de baque virado. A partir daí surgiu um maior contato com outros ritmos nordestinos como o coco, afoxé, jongo, ciranda e o maracatu.Atualmente, Cauê Menandro participa do grupo No Mesmo Balaio, com a cantora Cida Airam, cujo repertório abrange 60% de músicas suas e de parceiros. É integrante do grupo Molungo com Carlito Birolli, Iria Braga, Luiz Piazzetta e Guilherme Handa. Nesse, o trabalho é 100% autoral e abrange o universo da música afro-brasileira. O grupo está em processo de gravação do seu primeiro álbum. Esse projeto, gravado de maneira totalmente independente, terá a participação especial de André Abujamra, que interpretará uma das faixas do álbum.


Serviço:

Show Menandrices – Com Cláudio e Cauê Menandro

Local: Teatro Paiol (Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho)

Data: dias 13 e 14 de junho de 2009. Sábado, às 21h, e domingo, às 19h

Ingressos: R$ 15 e R$ 7,50

Informações: (41) 3213-1340

Nenhum comentário: