quinta-feira, 11 de junho de 2009

Louco para não dar em louco


Louco para não dar em louco
de Adam Phillips


tradução de Maria Luiza X. de A. Borges
Revisão da tradução e adaptação ao português de Portugal: Fernanda Mira Barros

192 pp.


A loucura está sempre presente nas nossas vidas – no caos da nossa experiência enquanto bebés, na rebelião da adolescência, na natureza irracional dos apetites sexuais. E, numa sociedade governada pela indulgência e pelo excesso, a loucura é o estado mental que, sendo em última análise destrutivo, contem génio, individualidade e auto-expressão.
A sanidade, por seu turno, confunde-nos – é um campo minado que poucos escritores se atreveram a atravessar e que não tem nenhum dos atractivos da loucura. Mas será a sanidade realmente a terra prometida e o segredo mais bem guardado dos profissionais da saúde mental?
Neste livro Louco para não dar em louco Adam Phillips despe as nossas vidas até ao essencial e centra-se na questão de saber como é que nós – enquanto seres humanos, pais, amantes – podemos ter espaço para uma atitude sã e equilibrada perante a vida. Phillips não oferece uma alternativa para a loucura que está por todo o lado à nossa volta mas sim um modo de lidar com ela – um caminho em frente que é tão realista quanto esperançoso.


O AUTOR

Adam Phillips é psicanalista e ensaísta de renome, com vasta obra publicada. Escreve regularmente para a London Review of Books, o Observer e o The New York Times; é coordenador das novas traduções da obra de Freud para a Penguin Modern Classics.


Um lançamento da



Nenhum comentário: