quinta-feira, 18 de junho de 2009

Baterista Márcio Rosa toca com a Sinfonética

O show da Sinfonética Comunitária Flutuante acontece nesta sexta-feira (19), às 20h, no Conservatório de Música Popular Brasileira.

O baterista Márcio Rosa é o convidado da Sinfonética Comunitária Flutuante para o show que acontece na sexta-feira (19), às 20h, no Conservatório de Música Popular Brasileira. O espetáculo, marcado pelo improviso e pela criatividade dos seus instrumentistas, possibilita o intercâmbio entre os músicos curitibanos e Márcio Rosa, que começou sua carreira em Curitiba e hoje desenvolve intensa atividade musical em Cabo Verde, na África.

Filho de uma família de músicos (é neto de um dos grandes bateristas das décadas de 60 e 70, Darci “Dumbo” de Oliveira Rosa, e primo do percussionista Nenê), Márcio começou a tocar aos sete anos na bateria da Escola de Samba D. Pedro II, da qual seu pai, mestre Paulo Honório, era diretor. Profissionalmente iniciou seu trabalho como percussionista da banda Terra Brasílis. Trabalhou em outras bandas de diferentes estilos musicais – a Urublues (blues, rock´n roll), Zirigdun Pfóin (samba, funck-lata, rock, repente e psicodélico), Identidade Brasil (samba), Jazz Tupiniquim (brazilian jazz e fusion) e Namastê (reggae pop).

Em 1999, juntamente com o cabo-verdiano Kwame Gamal e demais amigos, fundou a Banda OBÁ (uma junção de músicos africanos e brasileiros), que gravou seu primeiro CD em outubro de 2000. Em Cabo Verde, esteve ao lado de outros artistas, participou de diversos festivais e acompanhou bandas daquele país em excursões pela Europa. Atualmente trabalha na finalização do segundo CD da Banda OBÁ.

Sinfonética – Coordenada pelo instrumentista, compositor e professor Glauco Sölter, a Sinfonética Comunitária Flutuante reúne-se desde 2001. Os primeiros encontros foram em bares da cidade e, em 2004, as apresentações passaram a acontecer no Conservatório de MPB. O espetáculo é uma oportunidade para os jovens talentos estarem ao lado de profissionais experientes. O repertório conta com obras dos grandes mestres da música brasileira de todos os tempos, entre eles Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Edu Lobo, Tom Jobim, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Toninho Horta, Laércio de Freitas e Waltel Branco, além de composições de músicos locais. O objetivo principal do grupo é divulgar e experimentar a produção musical do Brasil.

Serviço:

Show da Sinfonética Comunitária Flutuante, com a participação do baterista Márcio Rosa

Local: Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba (Rua Mateus Leme, 66 – Setor Histórico)

Data e horário: 19 de junho de 2009 (sexta-feira), às 20h

Ingressos: R$ 5 e R$ 2,50

Informações: (41) 3321-3208

Nenhum comentário: