terça-feira, 26 de maio de 2009

Navegador fala sobre história da baía de Paranaguá

O arquiteto, escritor e navegador Osvaldo Hoffmann Filho é o convidado da próxima edição da Hora da Prosa, nesta quarta-feira (27), às 18h30, na Casa Hoffmann O próximo encontro da Hora da Prosa, promovido pela Fundação Cultural de Curitiba, nesta quarta-feira (27), às 18h30, na Casa Hoffmann, terá como convidado o fotógrafo, arquiteto, escritor e navegador Osvaldo Hoffmann Filho. O tema é a história da colonização da baía de Paranaguá e a sua relação com a expansão da navegação à vela.
“Há um século, a maior parte do transporte no mundo era feita por embarcações à vela. No Brasil não foi diferente. Essa é a razão pela qual o litoral paranaense foi ocupado desde as primeiras expedições portuguesas. E a baía de Paranaguá, assim como a criação de Curitiba, tem sua história atrelada à história da vela”, explica o arquiteto. Além de discorrer sobre esse tema, Osvaldo Hoffmann Filho falará sobre a sua travessia do Atlântico a bordo de um pequeno veleiro e sobre o livro que descreve a aventura.
O arquiteto e navegador mora em Curitiba e trabalha atualmente no seu livro Retratos de Viagem 2008. Em 2003, ele partiu de Santa Catarina a bordo de um veleiro de 36 pés e percorreu a costa brasileira até São Luís do Maranhão. De lá navegou até o Caribe. Em seguida, fez a travessia do Atlântico com escalas nas Bermudas e nos Açores. Chegou a Portugal e prosseguiu seu cruzeiro pela costa da Espanha. Alcançou Barcelona, onde iniciou o longo trecho de volta, com escalas em Ceuta, na África, Ilhas Canárias, Cabo Verde e Fernando de Noronha, no Atlântico. De volta ao Brasil, desceu pela costa até regressar ao seu porto de origem.
Hoffmann Filho diz em seu livro que a baía de Paranaguá é um dos lugares mais fascinantes por onde navegou. Na palestra, o arquiteto também abordará um pouco sobre a história da navegação à vela e sua importância na ocupação do Novo Mundo. O encontro contará com a participação do superintendente regional do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-PR), José La Pastina Filho.


Serviço:Hora da Prosa – Conversas sobre Patrimônio, com Osvaldo Hoffmann Filho.
Local: Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento (R. Claudino dos Santos, 56 – Setor Histórico)
Data e horário: 27 de maio de 2009 (quarta-feira), às 18h30
Entrada franca

Nenhum comentário: