segunda-feira, 18 de maio de 2009

Alice Monteiro lança Estelar


Alice Monteiro lança Estelar

Obra é a estreia da jornalista na poesia



As mil faces do amor, da estrela, da vida e da natureza, tendo o corpo humano como filtro e receptor de todas as sensações. Por isso, vento, fogo, mar, nuvens, estrelas, animais são metáforas de seus sonhos. Essa é a tônica do livro Estelar, primeira obra da jornalista Alice Monteiro no ramo da poesia.

Editado pela Ibis Libris e com o prefácio “As constelações de Eros em Estelar”, de Leonardo Vieira de Almeida – Mestre em Literatura Brasileira –, Estelar conta com 52 poemas e tem na capa a reprodução do quadro renascentista “Júpiter e Io", de autoria do pintor italiano Antonio Allegri (1489-1534), conhecido como Correggio.

Na obra, Alice Monteiro multiplica palavras relacionadas às dores da alma, do amor e do mundo, descrevendo sentimentos e um certo desconforto perante a realidade. Temas universais e sempre recentes que a autora considera a razão de ser da poesia.

“Nunca busquei escrever algo temático ou específico, sou avessa a isso. Para mim, poesia é uma entrega total, eu viajo na busca de alguma coisa vinda da alma. E nessa viagem abissal, não podem faltar fantasias, visões oníricas e paradoxos da própria condição humana. Uso muitas metáforas, símbolos e sou detalhista na procura da palavra que exprima a voz poética. A palavra é o recurso mágico da criação artística. Minha poesia não é urbana, e sim visceral”, diz.

A “viagem” de Alice faz com que as rimas poéticas não sejam encontradas em seus versos. A autora dá preferência à musicalidade, ao poder das imagens e ao ritmo nos poemas que escreve.

“Há poemas belíssimos com rimas, mas cada poeta tem seu estilo peculiar. No meu caso, eu acho que elas poderiam empobrecer a linguagem emotiva. Procuro escrever com ritmo, paixão e musicalidade, sem me preocupar com as rimas. Os versos são como peças musicais. Sou apaixonada por música, já toquei piano em criança e violão na adolescência. Hoje estudo canto, que me dá imenso prazer e é um dos alimentos do meu espírito”, declara.

Com dois contos e duas crônicas publicados em antologias, Estelar é o primeiro livro de autoria própria de Alice Monteiro. Ela pretende investir na carreira literária, mas não acha que a poesia é necessariamente o primeiro passo para outros gêneros literários.

“Tenho vontade de percorrer todo um caminho literário e, quem sabe um dia, escrever um romance.Você pode, sim, começar com a poesia, mas há quem faça o caminho contrário. São gêneros completamente diferentes. Mas tenho outras ideias, sonhos e projetos, que incluem escrever para cinema. No segundo semestre, vou começar um curso de roteiro para cinema com o escritor José Louzeiro”, conclui.


A AUTORA
ALICE DE CARVALHO MONTEIRO PENNA FIRME é jornalista. Nasceu no Grajaú. Hoje, é moradora de Copacabana, uma babel onde os contrastes se misturam democraticamente. Antes de se bacharelar em Comunicação Social, cursou três anos de Português - Literatura. Aos oito anos, escreveu sua primeira poesia intitulada "Pobreza", inspirada na tocante cena de um menino maltrapilho que vendia laranjas em uma estação ferroviária, quando viajava de férias. Nascia ali sua veia poética. Tem quatro obras de ficção publicadas: dois contos e duas crônicas, ambos editados pela Guemanisse, em duas antologias com vários autores premiados com narrativas e prosa poética. Estelar é seu primeiro livro de poemas.

Um lançamento

Nenhum comentário: