quinta-feira, 9 de abril de 2009

MOSTRA DE CINEMA ITALIANO

UM OLHAR SOBRE A HISTÓRIA

De 10 a 12 de abril de 2009

Realização:

CONSULADO GERAL DA ITÁLIA NO PARANÁ E SANTA CATARINA

Apoio:

CINEMATECA DE CURITIBA

Entrada franca

Classificação 16 anos para todos os filmes

Versão original em italiano sem legendas em português


Seleção de filmes que tratam, entre luzes e sombras, de alguns momentos da história italiana. No cinema de ficção uma viagem interligando os acontecimentos mais fortes e significativos do país.

Dia 10, às 16h:

REPRESÁLIA (Rappresaglia) – Itália, 1973 – 107’. Direção de George Pan Cosmatos, com John Steiner, Anthony Steel, Marcello Matroianni, Richard Burton, Renzo Palmer, Renzo Montagnani,Giancarlo Prete, Delia Boccardo, Leo MacKern, Anthony Dawson, Jacques Herlin, Massimo Sarchielli, Adolfo Lastretti, Nazzareno Natale, Ugo Cardea, Alan Steel, Luca Bonicalzi, Fiore Altoviti, Robert Harris.

Baseado na novela de Robert Katz, Morte em Roma, o filme conta os eventos acontecidos no dia 23 de Março de 1944: enquanto passava pela Rua Rasella em Roma, uma companhia da polícia alemã foi atingida por uma bomba dos GAP. Vinte e quatro horas depois, sem comentário do Vaticano, trezentos e trinta e cinco homens (dez para cada alemão assassinado, mais cinco) que estavam presos nos cárceres foram levados para as cavas de tufo da Via Ardeatina e mortos um a um. O filme não trata somente da Resistência, mas faz também uma lúcida análise sobre a lógica do poder e a sua máquina mortífera.

Às 20h:

OS CEM PASSOS (I Cento Passi) – Itália, 2000 – 114’. Direção de Marco Tullio Giordana, com Luigi Lo Cascio, Luigi Maria Burruano, Lucia Sardo.

Sobre a vida de Giuseppe “Peppino” Impastato, um ativista contra a máfia na Sicília. A história se passa em Cinisi, na província de Palermo, cidade natal da família Impastato. Cem passos é a distância da casa da família até a do chefão da máfia, Tano Badalamenti.



Dia 11, às 16h:

QUATRO DIAS DE REBELIÃO (Le qattro giornate di Napoli) 124’, Direção de Nanni Loy, comRegina Bianchi, Aldo Giuffre’, Lea Massari, Jean Sorel, Franco Sportelli, Charles Belmont, Gian Maria Volonte’, Frank Wolff, Luigi De Filippo, Pupella Maggio, Georges Wilson, Raffaele Barbato, Dominico Formato, Curt Lowens, Enzo Turco.

A história da revolta popular napolitana contra a invasão germânica durante a Segunda Guerra Mundial. Por quatro dias, praticamente toda a população de Nápoles, no sul da Itália, se armou de rifles, pistolas e até mesmo de pedras ou qualquer objeto que encontravam dentro de casa para enfrentar os soldados alemães. Nesse cenário, aquele que passou a ser lembrado como herói dos napolitanos foi Gennarino Capuozzo, um garoto de apenas 10 anos de idade que morreu numa barricada enquanto lutava contra os invasores.

Às 20h:

CEM DIAS EM PALERMO(Cento Giorni a Palermo). Itália, 1984. Direção de Giuseppe Ferrara, com Lino Ventura, Giuliana De Sio, Stefano Satta Flores.

O general Dalla Chiesa chega a Palermo para lidar contra a máfia. Ele já venceu uma batalha contra o terrorismo, mas naquele momento ainda não há uma Lei específica contra a máfia: ele não tem todos os poderes que precisariam e acaba morrendo sob os tiros das metralhadoras dos mafiosos.

Dia 12, às 16h:

O CROCODILO (Il Caimano) – Itália/França, 2006 -112 minutos, Direção de Nanni Moretti, com Silvio Orlando, Margherita Buy, Jasmine Trinca.

Completamente falido e enfrentando uma crise no casamento, o produtor de filmes B Bruno Bonomo decide apostar em um roteiro entregue a ele por Teresa, uma cineasta iniciante. Ele não se dá conta, a princípio, que a história é baseada na figura do primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, o que vai tornar sua busca por recursos para completar a produção uma tarefa muito difícil.

Às 20h:

O CASO ALDO MORO (Il Caso Moro) – Itália, 1986 – 114’. Direção de Giuseppe Ferrara, com Gian Maria Volonté, Mattia Sbragia, Margarita Lozano, Nicola Di Pinto, Andrea Aureli, Pino Ferrara, Umberto Raho, Silverio Blasi, Piero Vida, Sergio Rubini, Daniele Dublino, Bruno Corazzari, Luciano Bartoli, Francesco Carnelutti, Bruno Zanin, Benito Artesi, Danilo Mattei, Pino Morabito, Franco Trevisi, Consuelo Ferrara, Francesco Capitano, Maurizio Donadoni, Augusto Zucchi, Stefano Abbati, John Armstead.

A história de Aldo Moro, estadista Italiano raptado e mantido prisioneiro pela Brigada Vermelha. Cinqüenta e cinco dias depois, seu corpo foi encontrado no porta malas de um carro. Moro não foi somente uma vítima dos terroristas, mas também da luta pelo poder entre os partidos políticos italianos.

Nenhum comentário: