quinta-feira, 9 de abril de 2009

Camerata Antiqua de Curitiba comemora 35 anos com novo diretor artístico


O maestro Wagner Polistchuck assume o cargo

de diretor artístico do grupo nesta quarta-feira (8).

A Camerata Antiqua de Curitiba comemora seus 35 anos com intensa programação e muitas novidades. Uma delas é a vinda do maestro Wagner Polistchuck, que assume a direção artística do grupo a partir desta quarta-feira (8). A outra é a abertura do teste seletivo para novos integrantes. A Camerata conta hoje com 17 instrumentistas e 16 cantores e está abrindo mais cinco vagas para a Orquestra e uma vaga de pianista acompanhador para o Coro. As inscrições acontecem de 13 de abril a 20 de maio e as vagas são para os seguintes instrumentos: spalla violino, solista violino II, solista viola, solista violoncelo, solista contrabaixo e piano co-repetição.

A vinda do maestro e a ampliação do número de integrantes fazem parte da estratégia traçada pela Fundação Cultural de Curitiba para fortalecer ainda mais a Camerata Antiqua. “Nos últimos quatro anos procuramos atender as necessidades do grupo promovendo a vinda de grandes regentes, buscando parcerias que garantissem uma agenda anual de concertos e, principalmente, investimos na restauração da Capela Santa Maria, hoje a sede oficial da Camerata, que conta com sala de concertos, salas parta ensaio, além do piano Steinway”, diz Paulino Viapiana, presidente da FCC.

Há vários anos a Camerata vem atuando sob a direção de importantes regentes convidados, realizando um trabalho que tem se destacado dentro e fora do país, mas Viapiana acredita que “a presença de um diretor artístico, que acompanhe de perto este trabalho, que traga novas idéias, só irá contribuir para incrementar ainda mais a atuação do Coro e da Orquestra”. Ele também destaca que o projeto apresentado pelo maestro Polistchuck vem ao encontro dos objetivos traçados para o grupo. “A Camerata realiza um trabalho maravilhoso e sentimos que um grupo que está completando 35 anos e figura entre os principais do país, merece o investimento em ações que contribuam para o seu fortalecimento.”

Sobre o trabalho que pretende realizar, Wagner Polistchuck afirma que a proposta é de renovação. “A Camerata tem um potencial enorme, mas acho que há uma estagnação natural quando um grupo está há tanto tempo trabalhando junto. A nossa proposta não é substituir, mas trazer novos integrantes para, justamente, promover esta inovação e propiciar o surgimento de novos desafios.”

O maestro destaca que este projeto está em sintonia com o movimento que está acontecendo também em outras orquestras como na OSESP, de São Paulo, e na Orquestra Sinfônica Brasileira. “Aqui no Paraná é a primeira vez que isto está sendo feito, pois as outras orquestras que existem estão sendo mantidas há muito tempo e da mesma forma. O que nós queremos é agregar novos talentos até como forma de motivar o grupo”, diz.

Wagner Polistchuck já esteve à frente da Camerata em várias ocasiões. Ele já participou da gravação de um dos CD´s do grupo, regeu o Coro no concerto cênico A comédia do senhor Carlo Goldoni – crônica com música, foi o regente do Concerto de Abertura da Oficina de Música de 2008 e do ensaio da Camerata para a inauguração da Capela Santa Maria, entre outros. O maestro acredita que este conhecimento irá facilitar o entrosamento e o trabalho que irá realizar como diretor artístico. “A idéia é realizar um acompanhamento mais próximo, com a promoção de intercâmbio entre os novos e antigos integrantes e com a abertura de oportunidades para novos solistas convidados, permitindo o aprimoramento artístico da Camerata.”

Para este ano, Polistchuck afirma que não haverá grandes mudanças no repertório que já está programado, mas que para 2010, a intenção é elaborar algo novo, com propostas um pouco mais ousadas, e que isso será pensado junto com o grupo.

O maestro - Wagner Politschuk tem se apresentado à frente de importantes orquestras como a OSESP, a Sinfônica da Universidade de São Paulo, a Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo, a Orquestra de Câmara de Curitiba, a Orquestra Sinfônica de Mendoza, na Argentina, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, além da Hermitage São Petersburgo Orchestra, na Suíça. Bacharel em trombone pela Faculdade Mozarteum de São Paulo, Wagner Politschuk especializou-se como instrumentista na Alemanha, como bolsista da Fundação Vitae, com Branimir Slokar. De volta ao Brasil, reassumiu o cargo de trombone solo da OSESP, posição que ocupa desde 1985.

Politschuk venceu vários concursos nacionais e, em 1997, foi quarto colocado no Concurso Internacional de Trombones Giovani Concertisti, na cidade de Porcia, Itália. Foi solista convidado da Landesjugendorchester Bremen, da Alemanha, na turnê por São Paulo, e lançou o CD Collectanea, com obras para trombone e piano de compositores brasileiros em primeiras gravações mundiais. Em junho de 2002 foi premiado no Concurso Internacional de Regência Prix Credit Suisse, em Grenchen, Suíça, e no mesmo ano venceu também o Concurso para Jovens Regentes Eleazar de Carvalho, promovido pela Orquestra Petrobrás Pró-Música, no Rio de Janeiro.

Serviço:

Seleção de novos músicos para a Camerata Antiqua de Curitiba: spalla violino, solista violino II, solista viola, solista violoncelo, solista contrabaixo e piano co-repetição.

Inscrições: de 13 de abril a 20 de maio de 2009

Consulte o edital nos sites: www.fccdigital.com.br / www.icac.org.br

Informações: (41) 3321 2844 / (41) 3321 2846

Nenhum comentário: