quarta-feira, 1 de abril de 2009

Camerata Antiqua de Curitiba abre temporada 2009 sob regência de maestro alemão



Hans-Peter Frank comanda concerto com obras de Bach e Mozart, no ano em que a Camerata Antiqua comemora 35 anos de criação.

No ano em que comemora 35 anos de criação, a Camerata Antiqua de Curitiba abre a temporada de concertos neste fim de semana, sob o comando de Hans-Peter Frank, um dos nomes mais importantes da regência mundial. As apresentações, que acontecem às 20h de sexta-feira (03), no Clube Concórdia, e às 18h30 de sábado (04), na Capela Santa Maria, integram as festividades de 180 anos da imigração alemã no Paraná e dos 140 anos de fundação do Clube Concórdia.

Para o concerto da Camerata Antiqua, Hans-Peter Frank escolheu obras dos dois mais significativos compositores do século XVIII. No programa estão a Cantata 137 de Johann Sebatian Bach (1685 – 1750), e a Missa Trinitatis em Dó Maior, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791). A Cantata 137 faz parte de uma sequência de quase 200 composições que Bach escreveu para cultos dominicais, enquanto a Missa Trinitatis foi composta por Mozart, também para cultos católicos, aos 17 anos de idade.

O maestro enfatiza a beleza musical e a riqueza de timbres da Cantata 137, na qual Bach utiliza vários instrumentos e vozes solistas. Na Missa Trinitatis, é possível vislumbrar todo o grandioso legado musical de Mozart. Segundo o regente, “uma energia positiva flui dessa obra, que hoje, como quando foi escrita, enche da mais profunda alegria o espírito humano”.

A participação de Hans-Peter Frank no espetáculo de abertura da temporada 2009 da Camerata Antiqua de Curitiba, sob o patrocínio da Volvo, evidencia a importância do grupo, em seus 35 anos de existência. Nascido em Dresden (Alemanha), em 1937, Hans-Peter Frank exibe vasta experiência na música, especialmente na regência de orquestra, além de destacar-se na execução de piano, viola e percussão.

Como um dos principais regentes europeus, Frank foi maestro titular de renomadas orquestras, em especial a Berliner Sinfonie Orchester e a Staatskapelle Weimar, na Alemanha, e a Orquestra Sinfônica de Helsingborg, na Suécia. Com esses grupos gravou CDs e realizou turnês por toda a Europa, Estados Unidos, Japão, México e Israel.

A Camerata Antiqua – Constituída por Coro e Orquestra, a Camerata Antiqua de Curitiba nasceu em 1974 e teve como primeiro regente o maestro Roberto de Regina, fundador do grupo junto com a cravista Ingrid Seraphim. Mantido pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Cultural de Curitiba, o conjunto aprimorou-se na formação vocal-instrumental para pesquisa e execução de música renascentista e barroca. Atualmente, a Camerata Antiqua conta com 16 cantores na formação do Coro e 16 instrumentistas na Orquestra.

Dentre as obras mais expressivas no repertório da Camerata Antiqua de Curitiba estão o ciclo integral dos Motetos, inúmeras cantatas, Paixão Segundo São Mateus e Oratório de Natal, de J. S. Bach; Messiah e Dixit Dominus, de G. F. Händel; Missa Lorde Nelson, J.Haydn; Te Deum, de Luis Álvares Pinto; Missa em Fá, de Lobo de Mesquita; Te Deum e a ópera Dido e Enéas, de H. Purcell; além de composições de Pergolesi, Monteverdi, Orlando de Lassus e Buxtehude.

Depois de vários anos de dedicação exclusiva à música do Barroco e da Renascença, a Camerata também incorporou ao seu repertório obras de compositores contemporâneos. Entre seus visitantes ilustres estão os maestros Roberto Schnorrenberg, Norton Morozowicz, Ernani Aguiar, Ronaldo Bologna, Geoffrey Mitchell (BBC de Londres), Oswaldo Colarusso, Lutero Rodrigues, Gerard Galloway, Monica Meira Vasquez, Horst-Hans Bäcker, Christian Höppner, Graham Griffiths, Ricardo Kanji, Cristina Banegas, Osvaldo Ferreira e muitos outros que ajudaram a consolidar a carreira do grupo. Da Camerata também saíram grandes talentos, que figuram entre os principais nomes da música erudita no país e no exterior.

Em seus 35 anos de atividades, a Camerata Antiqua de Curitiba já realizou mais de mil apresentações, no Brasil e no exterior. Com vários elepês e CDs em sua discografia, tornou-se a face musical de Curitiba, destacando-se pela versatilidade na interpretação da música antiga e contemporânea.

Serviço:

Apresentações da Camerata Antiqua de Curitiba, sob a regência do maestro alemão Hans-Peter Frank, na abertura da temporada de concertos de 2009, sob o patrocínio da Volvo. O concerto também integra as comemorações dos 180 Anos da Imigração Alemã no Paraná e dos 140 anos de fundação do Clube Concórdia.

Datas, horários e locais: dia 3 de abril de 2009 (sexta-feira), às 20h no Clube Concórdia (entrada franca); e dia 4 de abril de 2009 (sábado), às 18h30, na Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Ingressos: R$ 10 ou R$ 5 mais um quilo de alimento não perecível)

Endereços: Clube Concórdia (Rua Carlos Cavalcanti, 815), e Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro).

Nenhum comentário: