segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Xógum

Xógum
de James Clavell


1.040 páginas

Com mais de 5 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, Xógum é uma fascinante saga sobre o universo mítico dos samurais e das gueixas, numa trama ágil que une política, religião, guerra e romance.

Ambientado nos anos 1600, época das grandes navegações e das conquistas de novos mundos, o livro narra a trajetória do piloto inglês John Blackthorne que, depois de quase dois anos embarcado no navio Erasmus, aporta na costa de um Japão dividido pela disputa pela posição de Xógum, mais importante autoridade militar do país.

Em meio a intrigas e traições, Blackthorne se aproxima do poderoso senhor feudal Toranaga, passando a fazer parte de um intrincado jogo de poder entre as forças conflitantes da época: daimios, samurais, jesuítas e comerciantes.

Com o tempo, uma estranha relação de confiança se estabelece entre os dois homens e uma paixão proibida nasce entre o inglês e sua intérprete, Mariko. Casada com um dos mais cruéis capitães do feudo, ela se vê dividida entre suas obrigações, suas crenças e seus sentimentos.

Tentando manter-se vivo apesar da hostilidade dos nativos, Blackthorne vai pouco a pouco se envolvendo com as tradições locais, enquanto o próprio Japão começa a perder sua identidade com a invasão dos jesuítas e a abertura ao mundo ocidental.

Com notável habilidade narrativa, James Clavell leva o leitor através de um emocionante épico que expõe as terríveis implicações por trás das palavras amor, poder, virtude e honra na milenar cultura japonesa.

******

"Pessoas, costumes, paisagens, necessidades, desejos – tudo se torna tão envolvente que até nos esquecemos de quem somos e onde estamos."

The New York Times Book Review

Com a pretensão de ser o primeiro inglês a circunavegar o mundo passando pelo estreito de Magalhães, John Blackthorne enfrentou a morte e a tormenta durante os dois anos em que esteve a bordo do navio Erasmus.

Alcançando a costa do Japão após naufragar durante uma tempestade, Blackthorne e os poucos tripulantes sobreviventes são capturados e envolvidos numa teia de interesses opostos, incluindo o poder político, a supremacia militar e a dominação religiosa.

Ao saber da existência do forasteiro, o senhor feudal Toranaga mantém Blackthorne sob sua proteção e destaca a bela Mariko para tornar-se tradutora e mestra do navegador no aprendizado da cultura, da língua e das tradições japonesas.

Em troca, Blackthorne oferece importantes noções de geografia, cartografia e história a Toranaga, que usa tais conhecimentos como nova arma para alcançar seu objetivo de conquistar o xogunato.

Procurando encontrar seu lugar no meio do fogo cruzado entre a guerra política, os jogos de poder e os interesses religiosos, Blackthorne vai aprendendo a língua e absorvendo os costumes locais, enquanto lentamente passa a abrir mão de suas próprias crenças.

Numa terra dominada pela cultura da espada, em que a honra fala mais alto que o amor, Blakthorne vive um conflito permanente entre sua lealdade a Toranaga, sua paixão por Mariko e suas ambições como explorador.

Misturando guerra, religião, romance, história e política, Xógum flerta com a realidade em muitos momentos, retratando em detalhes acontecimentos e personagens que marcaram a história do Japão.

Neste épico oriental, James Clavell leva o leitor a descobrir um mundo onde vida e morte, desejo e repressão, coragem e submissão andam lado a lado numa muda conformidade.


O AUTOR

James Clavell nascido Charles Edmund Dumaresq Clavell (Sydney, Austrália, 10 de outubro de 1924 - Vevey, Suíça, 7 de setembro de 1994), foi um autor e diretor de cinema britânico.

Ele se dizia um inglês meio irlandês e americano, nascido na Austrália mas cidadão dos EUA e com residência ora na California, ora em Londres.

Foi educado na Inglaterra e serviu na Real Artilharia Britânica na Segunda Guerra Mundial. Foi capturado na Ilha de Java e internado em um campo de prisioneiros de Changi, o que influenciaria toda a sua obra.

Começou a escrever romances usando suas experiências como prisioneiro de guerra e se tornou precursor dos formatos novos dos best-sellers.Escreveu diversas obras sobre a cultura oriental entre elas Tai-Pan, Gai-Jin e Shogun. Esta última talvez seja a mais importante e assim a mais conhecida. Seus romances contribuem com o conhecimento da cultura oriental, com segredos até então não revelados, e como uma postura sócio-politica de confronto aos tradicionais livros históricos.

Foi também diretor de cinema e fez filmes de grande repercussão como Ao Mestre com Carinho com Sidney Poitier e A Mosca da Cabeça Branca, na década de 50, refilmado depois na década de 80 como A Mosca.

Ele morreu de câncer, aos 69 anos, ao lado da mulher e dos dois filhos.

Livros

* King Rat (1962) - Situado numa prisão de guerra japonesa, 1945
* Tai Pan (1966) - Situado em Hong Kong, 1841
* Shõgun (Xógum) (1975) - Situado no Japão feudal, 1600
* Noble House (Casa Nobre) (1981) - Situado em Hong Kong, 1963
* Whirlwind (Turbilhão) (1986) - Situado no Irã, 1979
* Gai-jin (1993) - Situado no Japão, 1862

UM LANÇAMENTO DA



Nenhum comentário: