segunda-feira, 24 de novembro de 2008

OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES











OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES

de Stieg Larsson


Páginas - 528

Vem da Suécia um dos maiores êxitos no gênero de mistério dos últimos anos: a trilogia Millennium - da qual este romance, Os homens que não amavam as mulheres, é o primeiro volume. Seu autor, Stieg Larsson, jornalista e ativista político muito respeitado na Suécia, morreu subitamente em 2004, aos cinqüenta anos, vítima de enfarte, e não pôde desfrutar do sucesso estrondoso de sua obra. Seus livros não só alcançaram o topo das vendas nos países em que foram lançados (além da própria Suécia, onde uma em cada quatro pessoas leu pelo menos um exemplar da série, a Alemanha, a Noruega, a Itália, a Dinamarca, a França, a Espanha, a Itália e a Inglaterra), como receberam críticas entusiasmadas.

O motivo do sucesso reside em vários fronts. Um deles é a forma original com que Larsson engendra a trama, fazendo-a percorrer variados aspectos da vida contemporânea, da ciranda financeira feita de corrupção à invasão de privacidade, da violência sexual contra as mulheres aos movimentos neofascistas e ao abuso de poder de uma maneira geral. Outro é a criação de personagens extremamente bem construídos e originais, como a jovem e genial hacker Lisbeth Salander, magérrima, com o corpo repleto de piercings e tatuagens e comportamento que beira a delinqüência. O terceiro é a maestria em conduzir a narrativa, repleta de suspense da primeira à última página.

Os homens que não amavam as mulheres é um enigma a portas fechadas - passa-se na circunvizinhança de uma ilha. Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o velho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada - o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Ou ser morta. Pois Henrik está convencido de que ela foi assassinada. E que um Vanger a matou.

Quase quarenta anos depois, o industrial contrata o jornalista Mikael Blomkvist para conduzir uma investigação particular. Mikael, que acabara de ser condenado por difamação contra o financista Wennerström, preocupa-se com a crise de credibilidade que atinge sua revista, a Millennium. Henrik lhe oferece proteção para a Millennium e provas contra Wennerström, se o jornalista consentir em investigar o assassinato de Harriet. Mikael descobre que suas inquirições não são bem-vindas pela família Vanger, e que muitos querem vê-lo pelas costas. De preferência, morto. Com o auxílio de Lisbeth Salander, que conta com uma mente infatigável para a busca de dados - de preferência, os mais sórdidos -, ele logo percebe que a trilha de segredos e perversidades do clã industrial recua até muito antes do desaparecimento ou morte de Harriet. E segue até muito depois.... até um momento presente, desconfortavelmente presente.

"Os homens que não amavam as mulheres é uma fascinante e assustadora aventura vivida por um veterano jornalista e uma jovem e genial hacker cujo comportamento social beira o autismo. A riqueza dos personagens, a narrativa ágil e inteligente e os surpreendentes desdobramentos da história formam um conjunto magnífico e revelam Stieg Larsson como um grande mestre da literatura de suspense." - Luiz Alfredo Garcia-Roza

"O problema com Larsson é que, se a gente se aventura e entra na história, está perdido: não tem mais como largar o livro. Talvez seja porque os protagonistas são animados por uma paixão que é muito parecida com a que motiva a curiosidade (grande ou pequena) de todos nós: os dois, o jornalista bem-sucedido e a adorável jovem hacker (punk de corpo e espírito), são indivíduos sem família (ou quase), decididos a desvendar, justamente, um segredo de família." - Contardo Calligaris

"O alvoroço em torno do romance é plenamente justificado. Seu desempenho é excelente em todos os quesitos - personagem, história, atmosfera." - The Times

"O jornalista e a hacker são criações geniais. Um romance surpreendente, cheio de paixão e sutil perspicácia ao retratar mentes corruptas e degeneradas." - The Observer "Ao contrário de muitos outros thrillers, por mais vigorosos que sejam, o de Stieg Larsson é inesquecível." - Le Monde

"Recomendo ao leitor se fechar durante um fim de semana munido de litros de café e alguns suprimentos, para se deliciar com a trilogia Millennium." - Rolling Stone


O AUTOR

Stieg Larsson (1954-2004) foi um escritor e jornalista sueco.

Antes de sua morte súbita ( ataque cardíaco ) em novembro de 2004 ele terminou a sua trilogia - a Millenium-série, "The Girl With The Dragon Tattoo" "The Girl Who Played With Fire" , e "Castles in the Sky" (titulo provisório) .

Antes de sua carreira como escritor, Stieg Larsson foi sobretudo conhecido pela sua luta contra o racismo e a extrema direita. Em meados da década de 1980 ele ajudou a iniciar o projeto anti-violência "Pare o Racismo". Foi fundador da Expo-foundation, em 1995, onde mais tarde se tornou o executivo. Foi um dos mais influentes jornalistas e ativistas político de seu país e trabalhou na destacada agência de notícias TT. À frente da revista Expo, fundada por ele, denunciou organizações neofacistas e racistas. A partir de 1999 ele foi nomeado o editor-chefe da Expo, uma revista publicada pela organização da Expo.

É co-autor de Extremhögern, livro sobre a extrema direita em seu país. Por causa de sua atuação na luta pelos direitos humanos, recebeu várias ameaças de morte.


O suceso de Stieg Larsson, Millenium já está sendo filmado.

Michael Nyqvist e Noomi Norén (aka Noomi Rapace) irá desempenhar as principais personagens como Mikael Blomkvist e Lisbeth Salander.

A produção dos três filmes tiveram início na Primavera de 2008. Niels Arden Oplev, um diretor dinamarquês, dirige o primeiro filme "OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES", que terá première em todos os países nórdicos durante o ano de 2009.

Rasmus Heisterberg e Nikolaj Arcel escreveram o roteiro para o primeiro e segundo filmes. Anteriormente, eles trabalharam em conjunton nos filmes "King's Game" e "The Island of Lost Souls" - ambos dirigidos por Nikolaj Arcel. O script para o terceiro filme será escrito por Ulf Rybjerg.

Os filmes são produzidos pela empresa Yellow Bird e tem um orçamento de aproximadamente 80 milhões de coroas dinamarquesas. A Yellow Bird também produziu o "Wallander" , assim como a TV-drama "Lasermannen".





um lançamento daJustificar





Nenhum comentário: