sábado, 11 de outubro de 2008

Coral suíço é atração internacional em Curitiba



O Coral Höngg, o mais antigo de Zurique, comemora 180 anos de fundação com turnê brasileira. Em Curitiba, a apresentação será nesta terça-feira (14).




O Santuário São Judas Tadeu, no Bairro Hauer, abriga nesta terça-feira (14), às 20h, o concerto do Coral Höngg, o mais antigo grupo vocal da cidade suíça de Zurique. A apresentação em Curitiba abre a turnê comemorativa aos 180 anos de fundação do coral, que atualmente tem na regência o maestro catarinense Luiz Alves da Silva. A entrada é franca.

O repertório selecionado promete uma verdadeira volta ao mundo, com canções da Suíça, Hungria, Alemanha, Áustria, Itália, Romênia, Espanha, Rússia, Estados Unidos, Japão, Argentina e Brasil. O maestro Luiz Alves da Silva também responde por solos de canto, entre eles na obra brasileira Acalanto da rosa, de Cláudio Santoro (1919 – 1989). Depois de Curitiba, o Coral Höngg, apresenta-se em Mandirituba (PR) e nas cidades catarinenses de Videira, Treze Tílias e Chapecó.



O maestro – Nascido em Videira (SC), Luiz Alves da Silva mudou-se para Curitiba aos 12 anos de idade e aqui iniciou sua formação musical. Em 1980 participou da fundação do Conjunto Renascentista de Curitiba, além de ter integrado a Camerata Antiqua de Curitiba, com a qual gravou como solista obras de Händel, sob a direção do maestro Roberto de Regina. Em 1982, foi premiado no concurso de jovens solistas da Orquestra Sinfônica de São Paulo.

Entre 1983 e 1989, Luiz Alves da Silva estudou canto, canto gregoriano e regência coral na Schola Cantorum Basiliensis (Suíça), sendo o primeiro brasileiro a obter dipoloma nesta importante instituição. Nos anos de 1989 e 1990, foi membro do Studio Internacional de Ópera de Opernhaus de Zurique. Radicado na Suíça, o maestro atua em concertos e gravações de rádio, televisão e CDs, em quase todos os paises europeus, e também leciona interpretação de música barroca no Conservatório de Zurique.

É fundador e diretor do Ensemble TURICUM, de Zurique, conjunto com o qual gravou em CD o "Stabat Mater", de G.G. Brunetti, e dois discos dedicados ao barroco brasileiro para a gravadora suíça Claves. O terceiro CD, com a Missa Pastoril do Padre José Maurício Nunes Garcia, foi editado pela casa francesa K617.

Luiz Alves da Silva obteve prêmios da Sociedade Migros Suíça, Fundação Ernst Göhner e da bolsa de estudos para jovens talentos líricos do município de Zurique. Paralelamente à divulgação da música brasileira, o especial interesse do maestro pela música contemporânea levou vários compositores a criar obras para seu registro vocal.



Serviço :

Apresentação do Coral Höngg, da Suíça, sob a regência de Luiz Alves da Silva

Data e horário: 14 de outubro de 2008 (terça-feira), às 20h

Local: Santuário São Judas Tadeu (Rua Carlos de Laet, 2.495 – Hauer)

Entrada franca

Informações pelo telefone (41) 3278-5853

Nenhum comentário: