quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Teco Cardoso e Orquestra À Base de Sopro no MON

Um dos nomes mais importantes do sopro no Brasil,

Teco Cardoso é o convidado da OABS



A Orquestra À Base de Sopro, do Conservatório de MPB, volta ao palco do Teatro do MON no fim de semana – dias 27 e 28 – tendo como ilustre convidado o flautista, saxofonista e mestre em outros instrumentos de sopros, Teco Cardoso. Juntos farão um show instrumental propositadamente aberto a todos os gêneros musicais, ou quase todos. “Não há uma linha de repertório, vamos tocar toada, frevo, marcha-rancho, samba”, explica o diretor artístico da OABS, Sergio Albach.

A sensação da noite, nas duas apresentações, será a estréia nacional de Brincando com Theo, de Lea Freire. A compositora e instrumentista é madrinha do garoto, filho de Teco e Mônica Salmaso. “A gente viu essa música nascendo com ele, a Lea tocando no piano... É erudita e popular, divertida, gostosa de ouvir e uma das mais complexas de tocar”, diz Teco Cardoso.

O envolvimento do músico com a OABS vem de algum tempo, ele explica. “Acompanho a orquestra de longe, sei da sua evolução pelas notícias que recebo dos amigos, da própria Lea, do André Mehmari. Então me senti honrado com o convite e já no primeiro ensaio, na primeira leitura gostei muito do grupo”, continua o músico.

Sergio Albach, por sua vez, comenta a importância de ter um solista da qualidade de Cardoso como convidado da OABS: “Como o Teco domina como poucos vários instrumentos do sopro, esta é uma maneira de mostrar à orquestra as possibilidades a mais que se pode conseguir, tendo como exemplo um dos maiores músicos do país.” O maestro destaca ainda que “a cada encontro com esses artistas convidados, a orquestra sobe um degrau, pois a experiência não se resume apenas ao concerto, mas tem também uma grande troca de conhecimentos, a convivência nos bastidores.”

Repertório – O programa do concerto da OABS com Teco Cardoso reúne nove números musicais: Amalgamation, de Moacir Santos, Toada, de André Mehmari – que está concorrendo ao Grammy, com o Quinteto Nonada, do qual Teco Cardoso é um dos integrantes –, O sorriso do gordo (feito para Arismar do Espírito Santo) e Brincando com Theo, de Lea Freire, Amazon River, de Dori Caymmi, Frevo, de Egberto Gismonti, Brasis, de Osiel Fonseca (músico curitibano falecido neste ano), A hora do povo, de Guilherme Vergueiro e Devagar com o andor , de Rogério Boter Maio.





Serviço:

Orquestra À Base de Corda e Teco Cardoso

Apresentações: 27 e 28 de setembro de 2008. Sábado (27), às 20h, e domingo (28), às 19h.

Local: Teatro do Museu Oscar Niemeyer – R. Marechal Hermes, 999.
Ingressos à venda de 22 a 26 de setembro na Capela Santa Maria (rua Conselheiro Laurindo, 273), em horário comercial. R$ 10 e R$ 5 (mais um quilo de alimento não perecível)

Nenhum comentário: