segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Os Segredos do Rei do Fogo



depois de O Guardião de Memórias

Os Segredos do Rei do Fogo

de Kim Edwards

Reunindo 14 contos ambientados em diferentes épocas e culturas, Os segredos do Rei do Fogo demonstra a habilidade notável de Kim Edwards de extrair, mesmo em poucas páginas, a essência de suas histórias.

Ao abordar temas como amizade, sexo, dinheiro, casamento, preconceito e religião, o livro apresenta surpreendentes trajetórias de vida de personagens tão diversos como um engolidor de fogo, uma pregadora evangélica, um americano e sua noiva coreana durante a Segunda Guerra.

O ponto em comum entre os contos é que cada um deles explora, de maneira absolutamente particular, a experiência humana mais universal: a busca pelo amor, pela felicidade e pela redenção. Tratando principalmente dos conflitos pessoais, eles transmitem uma reconfortante sensação de familiaridade e identificação.

Com um texto envolvente, esta coletânea reafirma a capacidade da autora de seduzir e prender o leitor, talento já revelado ao público brasileiro em seu primeiro romance, O guardião de memórias, que vendeu mais de 3 milhões de exemplares em todo o mundo.


Quando escreveu O guardião de memórias, Kim Edwards já havia se destacado no cenário literário mundial por esta coletânea de contos, Os segredos do Rei do Fogo, que reúne histórias emocionantes sobre os conflitos humanos mais comuns.

Oscilando de um extremo a outro – da tristeza à alegria, da busca ao encontro, da marginalização à inclusão social –, os textos abordam com maestria diversas questões ligadas a sexo, poder, religião, amor e solidão.

Por meio da narrativa de Kim, o leitor é transportado para as mais variadas épocas e culturas, conhecendo personagens que vivem situações-limite em que precisam encontrar forças para seguir adiante.

Uma menina tem seu destino traçado quando, tomada pelo desespero, tenta assassinar suas irmãs; a faxineira de Marie Curie assiste, deslumbrada, à descoberta do rádio e às suas terríveis e maravilhosas implicações; um rato aparece no meio de um jantar de negócios e revela a fragilidade da relação do casal anfitrião; uma filha luta contra os sentimentos conflitantes sobre sua mãe, capaz das maiores barbaridades em nome da religião.

Ao longo do livro, através das trajetórias e realidades diferentes dos personagens, a autora expõe as angústias e os desejos escondidos no universo íntimo de cada um de nós.


"Impecável, um verdadeiro tesouro. Kim Edwards demonstra ser uma escritora completa. Seu brilhantismo fica evidente na maneira como ela constrói suas histórias." Chicago Tribune

Kim Edwards é autora da coleção de contos intitulada The Secrets of the Fire King, indicada para o Prêmio PEN/Hemingway de 1998, e recebeu o Prêmio Whiting e o Prêmio Nelson Algren. Pós-graduada do Seminário de Escritores de Iowa, ela é professora assistente de inglês na Universidade de Kentucky.


UM LANÇAMENTO DA

Nenhum comentário: