quarta-feira, 10 de setembro de 2008

O Tao do Trio canta Cartola no Paiol


O show traz em seu repertório as músicas que estão no CD
“Rosa que te quero verde”, em homenagem a Cartola.
 
Angelino Oliveira, mais conhecido como Cartola, terá sua poesia e musicalidade inseridas no show Rosa que te quero verde, que o grupo vocal O Tao do Trio apresenta nos dias 12 e 13 de setembro (sexta-feira e sábado), às 21h, no Teatro Paiol. O espetáculo marca o lançamento do CD do trio, uma gravação em 17 faixas voltada à obra do compositor mangueirense.
O espetáculo, calcado no disco, traz sambas que Cartola criou sozinho ou em parceria com Carlos Cachaça, Roberto Nascimento, Elton Medeiros, Alcebíades Barcelos, Dalto Castelo, entre outros. Na seqüência musical estão números populares como Alvorada, O sol nascerá, Acontece, O mundo é um moinho e outros menos conhecidos, a exemplo de Desfigurado e Fita os meus olhos.
Chegar ao repertório de Rosa que te quero verde foi uma aventura. De um universo tão rico foi difícil chegar à pré-seleção de 60 músicas e mais difícil ainda depurar as 17 finais. A escolha definitiva recaiu sobre aquelas que abordam uma temática mais amorosa, apoiada nas lembranças do cotidiano do sambista. Sintomático, portanto, que o disco – e o show – abra com Sala de recepção e Verde que te quero rosa.  Como se sabe, Cartola foi um dos fundadores e o responsável pelas cores da escola de samba da Mangueira.
Responsável pela produção e arranjos, Vicente Ribeiro explica que após várias reuniões chegou-se ao consenso de abranger toda a carreira do compositor, desde seu início na Mangueira até a redescoberta nos anos 60. As músicas selecionadas deveriam ser adequadas à sonoridade do Tao do Trio.
“Os critérios foram em primeiro lugar o que a gente tinha vontade de cantar e o que funcionava para um arranjo vocal. Posteriormente buscamos contemplar as várias facetas do Cartola – a Mangueira, o lado romântico, enfim o essencial de sua obra do compositor”, conta Vicente. No CD há participações especiais do cantor Zé Luiz Mazziotti, em Amor proibido, Lydio Roberto, em Peito vazio, e Vocal Brasileirão, em Ciência e arte.
No show do Paiol, a banda reúne os instrumentistas que participaram do disco: Ricardo Janotto - ô Rosinha (percussão), Vina Lacerda (pandeiro), Vinícius Chamorro (violão de 7 cordas), Sebastião Interlandi Jr. (flauta) e Vicente Ribeiro (cavaquinho/teclado), além de Glauco Sölter (baixo), o único que não participou das gravações.
 
O Tao do Trio – Há 15 anos juntas, as cantoras Cris Lemos, Suzie Franco e Helena Bel conquistaram seu espaço no ambiente musical curitibano. O primeiro CD veio em 2000, Uns Caetanos, que abordava a obra de Caetano Veloso. Oito anos depois, quando é lembrado o centenário de Cartola, o grupo presta sua homenagem dedicando-lhe o segundo disco da carreira.
 
Serviço:
Rosa que te que verde, show de lançamento do CD do grupo vocal O Tao do Trio  
Data: 12 e 13 de setembro de 2008 (sexta-feira e sábado), às 21h
Local: Teatro Paiol (Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho)
Ingresso: R$ 15 e R$ 7,50
Informações: (41) 3213-1340

Nenhum comentário: